Home » Comunicação » SP: Sindicato destaca alto-estima das trabalhadoras gráficas do município paulista de Bauru

SP: Sindicato destaca alto-estima das trabalhadoras gráficas do município paulista de Bauru

A nova direção sindical da categoria gráfica de Bauru/SP, composta por quatro sindicalistas do gênero feminino, promoveram no mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, um evento especial voltado para esta importante parcela da classe. O evento, que foi realizado no mês de março na sede do STIG Bauru, presidido por Amilton Kalffman, focou na questão da autoestima das profissionais na Região. O tema, que foi abordado por três psicóloga, justificou-se pela necessidade de legitimar a autovalorização das trabalhadoras enquanto cultura social indispensável para se buscar o bem estar pessoal. Com isso, qualifica-se o entendimento sobre si própria e ainda referente a questões sociais, por consequente, uma elevação da conscientização coletiva entre elas.

“A autoestima é o ingrediente primeiro para se valorizar e correr atrás de qualquer outra coisa na vida, inclusive de direitos”, avalia Kalffman. O dirigente, que apoiou o evento encabeçado pelas sindicalistas do STIG, avalia que a trabalhadora que sabe o seu valor, certamente, terá mais consciência de que não é justo ser oprimida, inclusive no trabalho. Logo, não se sujeitará diante de assédios moral ou sexual, nem qualquer meio de preconceitos, discriminações ou qualquer outra forma de violências.

Estes assuntos foram debatidos entre as trabalhadoras, sindicalistas e as três psicólogas (Edineia, Caroline e Fernanda) que conduziram esta discussão durante o evento. “O debate sobre a autoestima foi bastante positivo, pois demonstrou o quando somos capazes de ganhar ou perder quando nos valorizamos ou não”, avaliou Fátima Aparecida Ferre, vice-presidente do sindicato. Além de Fátima, o coletivo de sindicalistas mulheres do STIG Bauru é formado Vera Regina, que também faz parte do Comitê Feminino da Federação Estadual da categoria (FTIGESP). E ainda Márcia Teixeira e Vanda Belin, ambas no 1º mandato no sindicato, empossadas junto com a nova direção do STIG em novembro de 2015.

Depois do debate, o lazer, interação e a descontração tomaram conta de todas participantes do evento. Houve um show musical e a realização de um bingo com 35 prêmios para as ganhadoras. “Tudo foi muito bom. Com certeza, outros eventos serão feitos para as profissionais gráficas de Bauru nos próximos anos “, diz Vera Regina. A sindicalista conta que a receptividade e o companheirismo entre todas foi muito expressivo na festividade. Elas já começaram a cobrar a realização de outro evento em 2017. Até trabalhadoras que não puderam ir e souberam do sucesso do evento, lamentam por terem faltado e já cobram do STIG o novo evento.

Truco dos trabalhadores gráficos
Doze duplas de trabalhadores gráficos de Bauru participaram do torneio de Trunco da categoria promovido pelo sindicato na região em fevereiro. A competição, que foi realizada na sede do STIG Bauru, marcou o mês que se comemorou o Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos. A dupla ganhadora foi Rubenilo Macuica e Amilton Kalffman.

FONTE: FTIGESP