Home » Notícias » 7 de fevereiro: Data de lazer e conscientização da categoria gráfica

7 de fevereiro: Data de lazer e conscientização da categoria gráfica

Para todo trabalhador gráfico brasileiro, o dia 7 de fevereiro é o marco que representa a história de luta e coragem da categoria. A cada ano, o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) promove um momento de lazer, conscientização e luta, em homenagem a data que relembra a greve realizada pelos profissionais gráficos em 1923, em São Paulo,  liderada por João da Costa Pimenta, que reivindicava melhores condições de trabalho e salários mais justos.

Este ano, o Sintigrace escolheu como local da celebração a Associação Recreativa dos Empregados dos Correios do Ceará (Arco), também conhecida como “Clube dos Correios”. De fácil acesso a trabalhadores, familiares e dirigentes, o Clube fica localizado na Rua Equador, 1409, bairro da Serrinha.

A programação terá início às 9h da manhã com a realização de um torneio de futebol entre os gráficos. O campeão leva a taça 7 de Fevereiro. A partir do meio dia, as comemorações do Dia Nacional do Gráfico prosseguem com almoço e a apresentação de música ao vivo. A tarde haverá o sorteio de brindes entre os associados do Sintigrace.

Em Fortaleza o Dia do Gráfico já esteve garantido pela Lei Municipal de Fortaleza nº 6.562, de 29 de novembro de 1989. No entanto, no ano de 2005, os patrões, demonstrando desrespeito a memória e à luta da categoria gráfica deram entrada em Ação Judicial para "derrubar" a Lei do Dia do Gráfico. Desde então, os efeitos da Lei do Dia Gráfico seguem suspensos até o julgamento final da Ação judicial dos patrões.

A diretoria do Sintigrace entende que para comemorar seu dia e homenagear seus heróis, os trabalhadores não podem esperar por uma decisão judicial que não se sabe quando será julgada, nem se será favorável aos trabalhadores. Assim, a diretoria convoca a categoria gráfica, na capital e no interior, a faltar ao trabalho neste dia  em um ato contra o desrespeito e a intransigência patronal.  Independente da vontade dos patrões, ou da decisão da justiça, os gráficos do Ceará irão comemorar seu dia, na lei ou na marra!

O7 de fevereiro – Dia Nacional do Gráfico

Programação:

9h às 12h – Torneio de futebol; abertura da piscina para adulto e crianças;

12h – Abertura do Bar; Almoço com música ao vivo;

14.30h –  sorteio de brindes;

15h – Encerramento da piscina;

 

16h – Encerramento.