Home » Notícias » 84,4% dos acordos salariais tiveram ganho real‎ neste semestre

84,4% dos acordos salariais tiveram ganho real‎ neste semestre

Balanço do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado, no dia 18 de agosto, mostra que 93% dos acordos salariais negociados pelos sindicatos de trabalhadores no primeiro semestre de 2011 obtiveram reajustes iguais ou superiores à inflação. A parcela de reajustes com índice acima da inflação ficou em 84% dos acordos.

De um total de 353 negociações salariais, 93% (ou 329 delas) conquistaram reajustes iguais ou superiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), acumulado em 6,8% entre julho do ano passado e junho. O indicador é utilizado como referência para os reajustes salariais.

A quantidade de acordos que tiveram aumentos reais é a segunda maior desde o início da pesquisa em 2008. Só os acordos de 2010 foram melhores: no ano passado, 96,3% das negociações salariais tiveram reajustes maiores do que a inflação.

O Dieese identificou, entretanto, uma pequena redução no tamanho dos ganhos reais em 2011, frente àqueles observados no ano anterior. Para a instituição, "o percentual das negociações com aumentos reais superiores a 3% manteve-se em patamares significativos".

"A pequena redução desses ganhos reais em relação ao ano passado é captada pela relativa diminuição de ganhos mais elevados e pelo aumento do número de reajustes que não repõem a inflação do período", diz o estudo.

Segundo o coordenador de relações sindicais do Dieese, Silvestre Prado, os dados divulgados em 2010 apontavam que a expectativa era de continuidade dos avanços salariais.

 "Os dados ora apresentados mostram que essa expectativa se concretizou, e no segundo semestre não deve ser muito diferente", disse.

 Fonte: Repórter Sindical