Home » Notícias » Ação Sindical do Sintigrace leva Fortgrágica, Quiksoul e WJ Gráfica para mediações na SRTE

Ação Sindical do Sintigrace leva Fortgrágica, Quiksoul e WJ Gráfica para mediações na SRTE

O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) participou de três audiências na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) com as empresas Fortgráfica, Quiksoul e WJ Gráfica, todas por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A primeira ocorreu no dia 27 de outubro, às 9h30, com a empresa Fortgráfica, que não compareceu a reunião. A empresa se recusa a pagar as diferenças salariais de 2013 e 2014, referentes às cláusulas terceira (Piso Salarial), quarta (reajuste salarial) e também a cláusula nona (da alimentação) da Convenção Coletiva de Trabalho.

O Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgráfica), que compareceu a mediação, informou de que não orienta a nenhuma empresa a descumprir a convenção. Diante do descaso da empresa, a diretoria do Sintigrace informou que entrará com Ação de Cumprimento contra a Fortgrafica, bem como avaliará com os trabalhadores a adoção de medidas políticas contra a empresa.

 

A segunda mediação foi realizada com a serigrafia Quiksoul no dia 30 de outubro, às 9h30min, na SRTE. A empresa também não compareceu a reunião. O Sintigrace exige o cumprimento da cláusula terceira (Piso Salarial), tendo em vista que a empresa não está pagando o piso correto dos impressores serigráficos. O Sindicato organizará um ato na frente da empresa e entrará com uma ação de cumprimento.

A terceira mediação, também no dia 30, ás 10h.30, foi com a WJ Gráfica. A empresa foi denunciada pelos trabalhadores por instituir jornada de trabalho de segunda-feira a sábado, sem cumprir os preceitos da cláusula 19 da Convenção Coletiva de Trabalho. Reconhecendo o erro, a empresa se comprometeu em encerrar imediatamente a jornada irregular e estabelecer, no setor de offset, jornada de segunda-feira a sábado, em conformidade com a cláusula 20 do mesmo Instrumento Coletivo de Trabalho.