Home » Comunicação » Assembleia frustrada: sem quórum, Sintigrace adia processo de fundação da Federação

Assembleia frustrada: sem quórum, Sintigrace adia processo de fundação da Federação

Infelizmente, a Assembleia Geral Extraordinária que tinha como objetivo a discussão e aprovação sobre a fundação da Federação Interestadual dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos, não pode ser realizada por falta de quórum “qualificado”, para importante decisão.

A diretoria do Sintigrace convocará, o mais breve possível, nova assembleia para deliberar sobre o tema, tendo em vista a importância de uma Federação para os trabalhadores gráficos em nível regional e esta diretoria já ter deliberado sobre o tema.

Contudo, registramos a presença de cerca de 10 dirigentes sindicais, representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores Gráficos FNTIG, que, equivocadamente, questionaram processo de fundação de uma nova Federação, alegando não haver legitimidade e que o Sintigrace estaria invadindo a base da atual Federação. Argumentaram ainda que os gráficos do Ceará estariam dividindo a categoria em nível nacional.

Os argumentos dos dirigentes da federação nacional não passam de embuste. Não há invasão de base, uma vez que, para fundar uma Federação sindical, bastam cinco sindicatos. Outro ponto importante é que o Sintigrace não é mais filiado à FNTIG desde 1998 por divergências éticas e políticas. Quanto a acusação de divisão da categoria em nível nacional é outro engodo patrocinado pelos dirigentes da FNTIG. A federação nacional, de nacional, só tem a palavra em sua nomenclatura. A maioria dos gráficos do Brasil não se fazem representar naquela federação.
O processo de fundação, por hora, está suspenso e a diretoria do sindicato irá se reunir para deliberar novos encaminhamentos para a realização de nova assembleia sobre a fundação da Federação Interestadual.