Home » Notícias » Campanha Salarial 2013 : Assembleia na capital define pauta de reivindicações

Campanha Salarial 2013 : Assembleia na capital define pauta de reivindicações

No próximo domingo, 4 de novembro, os trabalhadores gráficos do setor convencional e de jornais e revistas vão dar o pontapé inicial da campanha salarial 2013. A categoria aprovará a minuta de reivindicação que será enviada aos patrões para as respectivas negociações.

Às 9 horas, acontece a assembleia dos trabalhadores do setor de jornais e revistas. Desde o ano passado sem reajuste salarial, segundo Rogério Andrade, presidente do Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará ( Sintigrace),  os gráficos de jornais e revistas devem aprovar uma minuta que defenda ganhos além do reajuste salarial.

Após a difícil greve ocorrida em junho, os trabalhadores deste setor devem definir, além da prioridade da campanha, “quanto tempo irá esperar uma resposta patronal, antes de começar um novo movimento paredista”, afirmou Andrade.

Às 10 horas terá início a assembleia do setor convencional. Para os trabalhadores deste setor, a luta será pelo piso salarial da categoria. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) aponta que os gráficos cearenses são os trabalhadores da categoria com menor média salarial do país.

 A falta do piso salarial neste setor “puxa para baixo” a média salarial da categoria. Para Andrade “é inadmissível que uma categoria importante como os gráficos não tenham piso salarial”.

Aproveitando a assembleia da categoria, a diretoria do sindicato irá iniciar o debate para a filiação da entidade a central sindical Conlutas.

Após a assembleia será servida uma feijoada aos trabalhadores e trabalhadoras, seguida de uma roda de samba com o grupo Hart Samba.