Home » Notícias » Campanha Salarial 2013: patrões do setor convencional propõem reajuste salarial abaixo da inflação

Campanha Salarial 2013: patrões do setor convencional propõem reajuste salarial abaixo da inflação

A Campanha Salarial 2013 dos gráficos do Ceará vem enfrentando dificuldades impostas pelo patronato nas mesas de negociações. Em dezembro do ano passado, o sindicato patronal propôs que as reuniões de negociação deveriam ser realizadas nas sedes dos sindicatos patronal e laboral. Na ocasião, o  presidente do Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará ( Sintigrace) , Rogério Andrade, afirmou, por diversas vezes, que a categoria gráfica não possuía o interesse de negociar fora da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Os patrões não costumam respeitar o que é discutido fora desse espaço tendo muitas vezes uma postura considerada pelos dirigentes como nociva às bases sindicais de ambas entidades. "Para que seja possível uma negociação é preciso um pouco de urbanidade entre as partes, o que não é possível quando os patrões parecem mais preocupados com o socialismo do que em negociar os interesses entre as partes", declara Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.

Apesar da recusa inicial da categoria, o Sintigrace, optou por aceitar que fossem marcadas duas reuniões fora da SRTE, nos dias 24 e 31 deste mês. " Demos uma chance aos patrões para que eles provassem que podiam fazer diferente, porém a postura do representante da Gráfica Minerva, não facilitou qualquer tipo de diálogo entre as partes", afirmou Andrade.

Na tarde dessa quinta-feira, 24 de janeiro, a tentativa de negociação aconteceu na sede do Sintigrace, com os representantes do sindicato patronal, além de diretores do sindicato e a  técnica Elizama Paiva do  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). “A reunião foi uma catástrofe, os patrões sabiam que fora da SRTE poderiam negar todas as cláusulas apresentadas na Minuta de Revindicação dos trabalhadores e   apresentaram uma proposta com cláusulas prejudicais a categoria além de um reajuste salarial abaixo da inflação, 5% é um absurdo.” Indignou-se o presidente.

A próxima reunião será na sede do sindicato patronal na FIEC, na quinta-feira, dia 31 de janeiro.