Home » Notícias » Campanha salarial 2013 patronato dificulta negociação com trabalhadores

Campanha salarial 2013 patronato dificulta negociação com trabalhadores

 

Setor gráfico convencional

Aconteceu na quinta-feira, 13 de dezembro, a primeira rodada de negociação salarial entre o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) e o sindicato patronal (Sindgrafica) , realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE.

Na ocasião o sindicato patronal foi representado por seu presidente Eulálio Costa que afirmou ter recebido a Minuta de Revindicação dos trabalhadores, mas que a assembleia da patronal propõe que as negociações sejam realizadas nas sedes dos sindicatos patronal e laboral, nos dia 09, 16, 23 e 30/01/2013.

 O presidente do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace), Rogério Andrade, na ocasião informou que não tem interesse em realizar negociações fora da SRTE, mas irá submeter a proposta patronal a apreciação da diretoria do sindicato. Após a reunião, tanto a SRTE como o sindicato patronal serão comunicados. Segundo Andrade, “voltar a negociar fora da SRTE será um retrocesso, uma vez que a comissão de negociação patronal não respeita a categoria, o horário e algumas vezes, o acertado na mesa de negociação”.

Para Andrade, os patrões não ficaram a vontade para desrespeitar a categoria durante as negociações o que deve ser o motivo para os mesmos tentarem não negociar na SRTE. Ele também afirmou que a categoria gráfica será comunicada e mobilizada a não aceitar a mudança do local de negociação.

Setor jornais e revistas

O sindicato patronal do setor de jornais e revistas (Sindjornais), através do presidente, o advogado Mauro Sales, enviou carta a Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, informando que só participará das negociações, caso o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) envie uma petição ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT 7ª Região) informando que aceita o reajuste ofertado pelo sindicato patronal no processo de Dissídio Coletivo de Trabalho de 2012, aberto por eles no tribunal.

Segundo o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, as empresas jornalísticas continuam desrespeitando os trabalhadores gráficos. “Depois de tudo o que ocorreu este ano, os patrões não abrem mão de tentar humilhar os trabalhadores; o percentual de reajuste foi aceito pela categoria e o presidente do sindicato patronal sabe disso”.  Segundo Andrade, não há motivos para impedir as negociações visando a Convenção de 2013.

Nesta segunda-feira, a Diretoria do Sintigrace, juntamente com a comissão de negociação do Sintigrace irá se reunir para deliberar sobre a proposta patronal, sendo o sindicato patronal e a SRTE comunicados da decisão.