Home » Notícias » Campanha Salarial 2016/2017 do Setor Gráfico de embalagens

Campanha Salarial 2016/2017 do Setor Gráfico de embalagens

Negociações não avançam na terceira rodada de negociação

Foi realizada no dia 07 de julho, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, a terceira rodada de negociação da Campanha Salarial 2016/2017 do setor gráfico de embalagens. O Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace, ouviu mais uma vez, o representante patronal informar que as reivindicações da categoria não poderão ser atendidas pelos patrões.
O Sintigrace, por sua vez, na tentativa de fechar a Campanha Salarial na mesa de negociação, apresentou nova contra proposta nos seguintes termos: Reajustar o piso salarial e os salários até 1500 reais pelo percentual de 12%; os salários acima de 1500 reais, reajustar em 10%. Em termos sociais, o Sintigrace defende uma cláusula de sindicalização e outra de recusa de trabalho por risco grave ou iminente. O representante patronal se comprometeu em realizar assembleia extraordinária das empresas para avaliar a nova proposta. Nova e decisiva rodada de negociação acontecerá no dia 28.07 na SRTE. Novamente, demonstrando falta de respeito com os trabalhadores, os patrões não compareceram à negociação, fazendo-se representar, causando ainda mais revolta na comissão de negociação dos trabalhadores.
Durante a negociação, o representante do sindicato patronal reclamou das manifestações realizadas pelo Sintigrace nos locais de trabalho, alegando que levar a categoria a paralisações seria irresponsabilidade. Contudo, o Sintigrace retrucou que irresponsabilidade é propor que os trabalhadores aceitem rebaixamento de salarial e nenhum avanço nas condições de trabalho, num setor que apesar da crise, vem mantendo os níveis de produtividade.
Os representantes dos trabalhadores confirmaram que se os patrões não melhorarem as propostas, as manifestações irão continuar, podendo evoluir para movimentos radicalizados.
“Nossa categoria está fazendo todo possível para evitar paralisações, já alteramos duas vezes nossas reivindicações, mas os patrões não mudam sua postura na hora de negociar. Caso não apresentem propostas que possibilite um acordo digno, vamos radicalizar a Campanha Salarial,” esclareceu o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade.