Home » Comunicação » Campanha Salarial de jornais e revistas – Sintigrace visita trabalhadores de jornais

Campanha Salarial de jornais e revistas – Sintigrace visita trabalhadores de jornais

Após o lançamento da campanha salarial do setor gráfico de jornais e revistas, a entrega da pauta ao sindicato patronal e o pedido de mediação à Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Ceará – Sintigrace deu início às visitas aos trabalhadores do setor visando a definição de estratégia e mobilização dos trabalhadores em torno da campanha.

A campanha salarial do setor gráfico de jornais e revistas defende a recomposição das perdas salariais dos últimos três anos, a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor e combate os efeitos perversos da reforma trabalhista.

Nesta quinta-feira, 4 de abril, o Sintigrace visitou os trabalhadores dos jornais Diário do Nordeste e O Estado, em Fortaleza, na sexta-feira, 5 de abril, os trabalhadores da oficina do jornal O Povo, em Maracanaú. A mobilização se dá em razão da realização da primeira rodada de negociação, que ocorrerá, no próximo dia 22 de abril na sede da SRTE, em Fortaleza.

A mobilização se dá em razão das dificuldades que serão enfrentadas durante a Campanha Salarial. O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade fez questão de ressaltar, durante as visitas, “que a categoria deve fortalecer o compromisso em torno da recuperação das perdas salariais de 2017 e 2018 no mínimo com base na inflação total dos períodos”, tendo em vista que a estratégia patronal do setor será oferecer recuperação de perdas abaixo da inflação.

Andrade alertou ainda que os trabalhadores de jornais “devem defender a Convenção Coletiva de Trabalho, que é histórica, não aceitando retirada de direitos”. Falou da mobilização e das dificuldades enfrentadas pelos companheiros jornalistas de impresso em sua campanha salarial que é negociada pelo Sindicato dos Jornalistas – Sindjorce, com os patrões do Sindicato das empresas de jornais – Sindjornais, o mesmo sindicato patronal com quem o Sintigrace negociará. Defendeu solidariedade irrestrita aos jornalistas e, sendo necessário, unificar as campanhas salariais, fortalecendo os trabalhadores gráficos e jornalistas que, juntos, podem lutar melhor.

OPOSIÇÃO

O presidente do Sintigrace informou também que nas visitas ao Diário do Nordeste e O Povo, os membros da Oposição ao Sintigrace estavam presentes pedindo votos aos trabalhadores. Conforme informaram os trabalhadores de ambos os jornais, os membros da oposição afirmaram que a diretoria do Sintigrace somente encaminharia a Campanha Salarial visando o dinheiro da Contribuição Assistencial. Andrade lamentou a atitude irresponsável da oposição, pois estão faltando com a verdade dos fatos e deixou uma pergunta aos trabalhadores de jornais e revistas: “se a diretoria está interessada apenas no dinheiro da contribuição assistencial, por que os trabalhadores de jornais e revistas estão há três anos sem convenção coletiva de trabalho”?

A resposta obviamente é que a diretoria do Sintigrace não aceita celebrar convenções e acordos que beneficiem apenas os patrões. A convenção dos trabalhadores de jornais e revistas não foi celebrada nos últimos anos pelo fato dos patrões tentarem se utilizar do instrumento coletivo de trabalho para reduzir salário. Andrade salientou que se o objetivo fosse apenas angariar recursos para entidade, os trabalhadores não estariam resistindo a tentativa de diminuição salarial.