Home » Notícias » Setor Gráfico de jornais: O Estado e O Povo faltam audiência da campanha salarial 2014

Setor Gráfico de jornais: O Estado e O Povo faltam audiência da campanha salarial 2014

Em assembleia realizada no último dia 26 de novembro, na sede do Sindicato dos Gráficos ( Sintigrace),  a categoria do setor de jornais e revistas ratificaram decisão de negociar diretamente com as empresas as reivindicações da campanha salarial 2014. Portanto, o Sindicato dos Gráficos reenviou para o jornal O Estado, e enviou para os jornais O Povo e Diário do Nordeste, a pauta de reivindicação dos trabalhadores e solicitou a realização de negociação através do Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com mediação marcada para os dias 03 e 04 de novembro, os jornais O Estado e O Povo, respectivamente,  não compareceram à audiência, ignorando o pleito dos seus empregados, que estão sem aumento há quase um ano. Segundo Rogério Andrade, presidente do Sintigrace “somente a radicalização da Campanha Salarial fará os patrões sentarem na mesa pra negociar, o sindicato patronal nunca respeitou os trabalhadores; senta, mas não negocia e agora os jornais não comparecem às audiências de negociação”.

A próxima reunião de negociação está marcada para o próximo dia 10 de dezembro com jornal Diário do Nordeste, mas Andrade acredita que é certo que a empresa, acompanhando a atitude das demais, também não comparecerá.
Após esta rodada o Sintigrace irá realizar assembleias por local de trabalho com os gráficos de jornais e revistas, que decidirão os rumos da campanha salarial.