Home » Notícias » Categoria comemora Dia do Gráfico com dia de lazer e consciência da luta nas mobilizações

Categoria comemora Dia do Gráfico com dia de lazer e consciência da luta nas mobilizações

O Dia do Trabalhador Gráfico, 7 de fevereiro,  foi comemorado no Espaço Caras, localizado na Avenida Dedé Brasil – Serrinha,  às 9h,  teve inicio com o “racha” dos gráficos, que reuniu mais de 30 participantes no campo de futebol.

Com a participação de trabalhadores de diversas gráficas, o dia foi marcado pela paralisação de algumas empresas, pois a categoria enfrentou mais uma tentativa das empresas convencionais em conseguir liminar judicial impedindo o feriado no dia da categoria conforme determina a lei municipal de Fortaleza de número 6.562 de 29 de novembro de 1989.

Com piscina, feijoada e ao som da Cantora Beth Rodrigues, os gráficos tiveram um momento de lazer e também acompanharam os informes dos dirigentes sindicais sobre os rumos da Campanha Salarial de jornais e revistas, gráfica convencional e embalagens, que estão em negociação. Para Rogério Andrade, presidente do SINTIGRACE, “a participação da categoria, além da mobilização realizada nas gráficas demonstram para o sindicato patronal, que a categoria não aceitará migalhas nas negociações”.

Entenda a importância do 7 de fevereiro

Dia 07 de Fevereiro, Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos é um momento para revivermos as memoráveis jornadas de luta dos Trabalhadores Gráficos que além de reivindicarem melhorias de condições de trabalho, lutavam por algo muito importante que era o reconhecimento da UTG – União dos Trabalhadores Gráficos como entidade que legalmente representasse todos os Trabalhadores Gráficos, já que na época só os patrões é que detinham sua representação sindical através da Associação Comercial.

A batalha pelo reconhecimento da UTG e a intransigência patronal obrigou os trabalhadores gráficos a usarem a greve como única alternativa e como não poderia deixar de ser a mesma contou com enormes perseguições de repressão policial organizada pelas empresas, com invasão do depósito e a total destruição dos alimentos que eram utilizados como fundo de greve e para a sobrevivência de nossos companheiros.

Durante toda esta paralisação os trabalhadores gráficos enfrentaram todo tipo de perseguições policiais e patronais e após a destruição dos alimentos nos depósitos moveram-se de brio e criaram um slogan pela resistência que dizia: “SE NECESSÁRIO COMEREMOS TERRA”.

Esta greve durou oficialmente 42 dias, sendo que os gráficos não abriram mão, em momento algum, de suas reivindicações.

Os empresários, ao concordarem com o "memorial" em sua totalidade, estariam, em última instância, reconhecendo que os trabalhadores têm o direito político de associação e de reunião. A partir da vitória do movimento grevista de 1923, o dia 7 de Fevereiro foi escolhido como o "Dia Nacional do Trabalhador Gráfico". Nos anos subseqüentes essa data foi comemorada com comícios e reuniões na sede da U.T.G., e atualmente em nossas entidades, quando relembram os acontecimentos relativos à greve de 1923, com a ausência ao trabalho de toda a Categoria.