Home » Notícias » Categoria gráfica se mobiliza em vários estados pelo Brasil

Categoria gráfica se mobiliza em vários estados pelo Brasil

Na madrugada de terça-feira (8/11), foi realizada uma assembleia com os trabalhadores gráficos da empresa Bignardi-Jandaia, em Caieiras (SP). Os trabalhadores rejeitaram a contraproposta apresentada pela bancada patronal durante as negociações da campanha salarial da categoria. Cerca de 120 trabalhadores da Jandaia compareceram à assembleia, deixando clara a posição negativa dos trabalhadores gráficos quanto à tentativa de uma redução dos direitos da categoria. Além da diretoria sindical, diversos sindicatos filiados a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também estiveram presentes para apoiar a luta dos gráficos paulistas. Caso não haja um avanço nas negociações poderá ocorrer uma paralisarão da categoria.

Nesta mesma semana, os trabalhadores gráficos dos dois principais jornais pernambucanos, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, seguiram com os braços cruzados na greve que teve inicio na  sexta-feira (4/11), após os patrões do setor tentarem reduzir os direitos dos trabalhadores e apresentarem a proposta de manutenção da convenção e recomposição salarial com base apenas na inflação anual.

Os gráficos pernambucanos pedem aumento salarial de 15% sobre o piso de R$ 944, pago aos profissionais que trabalham nos jornais, e de R$ 718, aos trabalhadores que atuam em gráficas. Embora a greve seja direito constitucional, as informações são de que os patrões estão sofrendo pressão para o retorno imediato ao trabalho.

Na terça-feira (8/11), às 14h30, houve uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, da 6º Região. O encontro teve como objetivo tentar resolver o impasse entre os trabalhadores e o patronal, porém na mesma tarde, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE), os trabalhadores se reuniram para analisar novas estratégias do movimento grevista e avaliar o resultado da mediação no Tribunal.

Para o SINTIGRACE/CE a luta dos gráficos de São Paulo e Pernambuco é mais um grande exemplo da força da categoria, e a entidade cearense presta solidariedade os trabalhadores que lutam por melhores condições de vida e de salário.

Jornalista Responsável: Marina Valente MTB1961

Estagirária: Verussa Ribeiro