Home » Notícias » CCT de embalagens: Sindicato pode iniciar negociação por empresa

CCT de embalagens: Sindicato pode iniciar negociação por empresa

A diretoria do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) promoveu, durante a última semana, reuniões de avaliação da Campanha Salarial 2014-2015 do setor gráfico de embalagens. Foram realizadas reuniões nas empresas: Ranco Embalagens, Embacel, Rigesa, Cobap e Tubocone.

Nas reuniões, a diretoria apresentou para a categoria a proposta de realizar somente mais uma rodada de negociação com o sindicato patronal e, caso não ocorram avanços, iniciar o processo de negociação por empresa.

De acordo com o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, os empresários estão propagando, nas empresas, boatos as de que o sindicato representativo dos trabalhadores estaria dificultando a negociação com propostas absurdas e impossíveis para as empresas cumprirem. 

Para Andrade, trata-se de mentira dos empresários, pois os gráficos de embalagens reivindicam apenas a inclusão de direitos dos trabalhadores brasileiros, que são definidos através de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho (ACT ou CCT), como cesta básica, auxílio-creche e plano de saúde.

“Não estamos reivindicando nada que vá quebrar empresas, ou inviabilizar o mercado gráfico de embalagens no Estado do Ceará. Ao contrário, conquistas como estas trarão mais dignidade aos trabalhadores, fazendo com que os companheiros trabalhem com mais qualidade, pois sabem que as empresas estão valorizando seu trabalho”, informou o presidente.

O Secretário Geral do Sintigrace, Nonato Fonteles, afirmou que “não adianta os patrões oferecerem apenas reajustes salariais, pois já passa da hora de atender as reivindicações sociais da categoria.  Ainda segundo o dirigente, o discurso de crise não funciona, mesmo porque as empresas estão fazendo investimentos em estrutura e maquinário, mas não podem investir nos trabalhadores.

O sindicato continua realizando reuniões com a categoria, nas demais empresas do setor, para apresentar essa proposta de negociação por empresa, caso a negociação com o sindicato patronal não avance. 

 A próxima rodada de negociação com o sindicato patronal  acontece, no dia 26 de janeiro, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.