Home » Notícias » Celigrafica descumpre pagamento de horas-extras

Celigrafica descumpre pagamento de horas-extras

Devido ao atraso de pagamentos das horas-extras dos trabalhadores, o Sindicato dos Gráficos do Ceará notificou a empresa Celigrafica. A reivindicação consistiu na alteração da data do pagamento das horas extras e pelo aumento do valor do vale-alimentação.

 

Como resposta a Celigrafica, através de seu advogado Adenauer Moreira resolveu desafiar os trabalhadores.

A empresa afirma que não há como alterar a data de pagamento das horas extras, pois já cumpre a legislação quanto à forma de pagamento de salário. O presidente do Sintigrace Rogério Andrade informa que não é verdade: “a empresa paga as horas extras entre o pagamento da quinzena e o final do mês, mas vem atrasando o pagamento”. “Os trabalhadores estão solicitando apenas que o pagamento das horas extras seja feito junto com a folha quinzenal e mensal”, explica o presidente.

Quanto ao vale-alimentação, a empresa se apega a Convenção Coletiva de Trabalho que determina o valor mínimo do vale alimentação. Desta forma ela acaba descumprindo a própria convenção que determina que a alimentação deve ser concedida pela empresa. “Se a empresa concede, no lugar da refeição, vale-alimentação, o valor do vale deve ser suficiente para o trabalhador comprar a refeição. Se o valor do vale for menor, há descumprimento da Convenção”, insiste Andrade.

O Sintigrace informará aos trabalhadores o posicionamento da empresa. O presidente do Sindicato avisa, no entanto que a resposta da empresa “causará revolta e, com certeza, provocará reação dos trabalhadores”.