Home » Notícias » CONATIG atenta à LER/Dort nos gráficos para agir contra elevação da doença

CONATIG atenta à LER/Dort nos gráficos para agir contra elevação da doença

Nos últimos anos, os funcionários gráficos brasileiros têm sofrido com mais casos de doenças relacionados ao trabalho, principalmente devido ao crescente esforço repetitivo e inadequado nos parques fabris. A situação vem causando dormência e dores em partes do corpo do trabalhador e outros problemas à saúde, afetando inclusive a sua mobilidade motora. As doenças comuns neste tipo de problema são chamadas de LER/Dort. E têm crescido bastante dentro das indústrias gráficas. As causas estão associadas sobretudo à pressão do patrão por maior produtividade e em um tempo cada vez menos e sem ergonomia (quando não há condições adequadas para exercer o trabalho). Diante deste grave problema, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG), por meio da Diretoria de Condições do Trabalho e Formação Profissional (DCTFP), traçará um diagnóstico sobre a questão, visando direcionar às federações e sindicatos uma política nacional de prevenção da LER/Dort na vida da categoria no Brasil.

“A política nacional de prevenção da doença no setor gráfico será elaborada a partir do levantamento de informações dos sindicados e federações sobre o caráter preventivo e os efeitos dessas moléstias ocupacionais no gráfico”, diz Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. Um questionário já foi elaborado pelo diretor da DCTFP/CONATIG, Eurípedes Bueno, que também é secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Bauru. O documento possui perguntas sobre às incidências da doença e a participação sindical no caso, bem como a realização de campanha formativa sobre a questão. Além disso, aborda ainda sobre a existência e participação de órgãos públicas a este respeito, seja na área de saúde (Cerest), ou do trabalho (Ministério e Justiça do Trabalho).

“Clique AQUI para acessar o questionário. E importante que todos sindicatos preencham e nos encaminhe, a fim de proteger a saúde do gráfico da base de representação”, ressalta Bueno. O questionário deve ser encaminhado para a CONATIG, por meio do e-mail [email protected]. A data para o envio é até o dia 7/04, período em que antecede o encontro da direção executiva da Confederação, em São Paulo (SP). O tema será tratado na reunião. O dirigente reforça que a participação de todos os sindicatos é de fundamental importância para produzir uma coleta de dados suficiente acerca da incidência da moléstia ocupacional (LER/Dort), bem como da sua posterior prevenção.

Saúde é o que interessa

O gráfico que labora em pé deve tomar alguns cuidados cotidianos para evitar o surgimento de doenças. É preciso alternar as posturas com outras que facilitem os movimentos, adaptar a altura do posto de trabalho ao tipo de esforço que se realiza, mudar a posição dos pés e repartir o peso do esforço físico requerido, e utilizar um descanso de pés portátil ou fixo. O cuidado deve ser adotado também por aquele que trabalho sentado. Lembre-se de manter a coluna ereta e apoiada no encosto da cadeira, nivelar a mesa na altura dos cotovelos, adequar a altura da cadeira ao tipo de trabalho, e alterar a posição e postura após alguns minutos. Já quem alterna a posição entre em pé e sentado, deve adotar outras regras: usar cadeira com altura regulável, ajustar a cadeira 25 a 35 cm mais baixo que a superfície de trabalho, e usar descanso de pés adequado. As orientações são do Cerest de Osasco/SP. Clique AQUI para ter mais informações do Cerest sobre ergonomia.

Fonte: Conatig