Home » Comunicação » Conatig condena demissão arbitrária de dirigente sindical pela Newgraf

Conatig condena demissão arbitrária de dirigente sindical pela Newgraf

“A CONATIG não admitirá nenhuma injustiça contra a classe, muito menos por quem dedica a vida para proteger a categoria, como é o sindicalista-, antecipa Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG.A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos (Conatig) lançou uma nota de apoioe solidariedade ao dirigente do Sindicato dos Gráficos do Ceará, Adriano Sena que demitido de forma arbitrária.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade agradece a solidariedade do movimento sindical nacional dos gráficos.

Veja a nota de apoio:

EMPRESA ‘FORJA’ UM MOTIVO PARA DEMITIR SINDICALISTA GRÁFICO NO CEARÁ

“A CONATIG não admitirá nenhuma injustiça contra a classe, muito menos por quem dedica a vida para proteger a categoria, como é o sindicalista”, antecipa Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG.

Uma série de irregularidades na Newgraf contra seus gráficos passou a ser ainda mais combatida pelo Sindicato da categoria (SINTIGRACE) depois da chegada de novos dirigentes eleitos à entidade de classe em 2016. O banco de horas, por exemplo, deixou de existir mediante a ação sindical neste período. A participação do novo sindicalista Adriano Sena, que é funcionário da gráfica, tem sido fundamental. Tal cobrança sistemática, porém, não vinha agradando o patrão, como avalia o SINTIGRACE, porque, agora, depois de tentar diversas razões para demiti-lo por justa causa, obrigando-o até a trabalhar fora do seu horário, o desligou injustamente. A entidade já acionou a Justiça para cancelar a demissão e reintegrá-lo. A Confederação Nacional da categoria (CONATIG) se coloca solidária ao trabalhador e ao SINTIGRACE e repudia a prática antissindical da Newgraf.

O Sindicato denuncia a permanente prática antissindical na Newgraf. “É constante a perseguição dos trabalhadores sindicalistas. Outro dirigente (Jailson Ribeiro) já está inclusive na iminência de ser demitido também”, conta revoltado Rogério Andrade, presidente do SINTIGRACE. A entidade, por sua vez, adianta que não aceitará tal afronta à lei e ao direito deles. A Justiça já foi acionada. Todo sindicalista tem estabilidade temporária no emprego e a proteção legal para exercer o seu mandato até o final. A prática antissindical é, infelizmente, ainda comum nas empresas do CE. Outras empresas têm inclusive pressionado os demais novos dirigentes.

Para demitir Sena por ‘justa causa’, a Newgraf o desligou por conversar com um outro gráfico na produção (Jailson Ribeiro). A empresa alegou que era uma prática de desídia (desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade ou preguiça). Antes, porém, a gráfica já havia dado reiteradas suspensões e advertências também por motivos fúteis. Uma das suspensões, por exemplo, como explica Andrade, foi dada porque o sindicalista não aceitou uma mudança de horário de trabalho, que fora imposta de forma arbitrária pela empresa. “A intenção era forjar essa demissão por justa causa, da qual não aceitaremos”, diz Andrade.

A CONATIG está solidária e alerta a Newgraf que vários são os casos de reversões dessas demissões, inclusive com prejuízo econômico para as gráficas. A mais recente ocorreu em Bragança Paulista, em São Paulo. “A gráfica ABR foi condenada pela justiça a reintegrar um sindicalista demitido também sob a alegação de justa causa, tendo que pagar todos os salários e direitos do período que durou seu afastamento, bem como pagar os honorários advocatícios e as custas processuais”, diz Leandro Rodrigues, presidente do STIG Jundiaí – responsável pela ação judicial. Outro caso recente ocorreu na gráfica Color Copy, em Praia Grande/SP.

“A CONATIG não admitirá nenhuma injustiça contra a classe, muito menos por quem dedica a vida para proteger a categoria, como é o sindicalista”, antecipa Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. A entidade não vai limitar os esforços para contribuir na reintegração do dirigente cearense Adriano Sena e continuará atuando para coibir as práticas antissindicais.