Home » Comunicação » CONATIG exalta 100 anos do STIGMRJ e dos gráficos para o Brasil

CONATIG exalta 100 anos do STIGMRJ e dos gráficos para o Brasil

STIG100Entidade aprova metas para 2016 e fala sobre aposentadoria especial
A primeira categoria profissional brasileira a se organizar e fazer uma greve no país foram os gráficos. Isso ocorreu no Brasil Colônia. Em 1858, os diários cariocas Jornal do Comércio, Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro não circularam. Os gráficos cruzaram os braços contra as condições de trabalho, que consideravam muito semelhantes à dos escravos. Foi a primeira vez que aconteceu uma greve de trabalhadores livres e assalariados no país ainda escravagista. Esse legado se manteve na cultura dos profissionais e há 100 anos, no mês de outubro, era fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (STIGMRJ). Por esta razão, em homenagem ao legado desses gráficos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (CONATIG) realizou o encontro nacional da entidade na sede do STIGMRJ na última quarta (21) e quinta-feira (22).
“Vivemos uma pressão cada vez maior da classe empresarial contra os direitos dos trabalhadores, tanto nas empresas, quanto no Congresso Nacional, através de parlamentares com projetos para flexibilizar nossos direitos”, lembra Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. Dentro desse contexto, o dirigente diz ser preciso evocar e encarnar o espírito aguerrido dos combativos gráficos cariocas do Brasil Colônia e daqueles que fundaram o STIGMRJ, bem como dos que mantém ativos tal luta no Rio de janeiro e no País. Ele diz que é preciso trabalhar intensamente a unidade, articulação e mobilização da categoria para assumir as frentes de luta contra as injustiças trabalhistas praticadas cotidianamente.
Atentos às necessidades dos gráficos, a CONATIG pautou um tema de suma importância para todos, com efeito mais imediato aos empregados que estão próximo de se aposentar. Um dos temas no encontro nacional dos gráficos brasileiros no STIGMRJ abordou sobre a aposentadoria especial – benefício previdenciário com menor tempo de contribuição e com mais valor em comparação à aposentadoria por tempo de serviço. O presidente do STIG Pernambuco, Iraquitan da Silva, que tem feito um positivo trabalho nesse sentido, garantindo mais de 150 aposentadorias especiais aos sindicalizados de sua base de representação, mesmo com negativa inicial do INSS, debateu sobre o assunto na reunião, bem como ficou reunido no dia seguinte com os sindicalistas de todo o Estado para aprofundar o assunto e traçar estratégias sobre a questão.
Nos dias oficiais da reunião nacional, a CONATIG definiu as iniciativas para o próximo ano, avaliou as ações das secretarias regionais e das mulheres, bem como aprovou a nova proposta orçamentária para 2016. Dentre as metas para 2016, o órgão manterá o projeto de comunicação, que tem sido reconhecido até internacionalmente pela UNI Gráficos e Embalagens. Consta também o projeto voltado para atualização dos estatutos dos sindicatos, referentes ao enquadramento sindical, bem como as iniciativas associadas ao trabalho junto à parcela feminina da categoria. Serão realizadas ações direcionadas à formação de novos dirigentes sindicais e ações ligadas às empresas multinacionais do setor também compõem os trabalhos, bem como a luta pelo custeio sindical.
A Conferência dos Trabalhadores Gráficos e de Embalagens de todas as Américas, que será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no Panamá, também foi destacada no encontro. Del Roy e uma comitiva de sindicalistas (Francisco Wirton – pres. STIG Guarulhos/SP; Sueli Reis – dirigente do STIG Santos/SP; Elisângela Nascimento – dirigente do STIG São Paulo e João Luiz – pres. STIG Niterói/RJ) representarão os 220 mil trabalhadores gráficos do Brasil no evento internacional. A Conferência será presidida por Del Roy, que preside atualmente a UNI Gráficos e Embalagens das Américas.

Fonte e foto: Conatig