Home » Notícias » Conatig inicia mapeamento detalhado para combater Ler/Dort

Conatig inicia mapeamento detalhado para combater Ler/Dort

Federações e sindicatos dos gráficos espalhados pelo Brasil, liderados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficas (Conatig), vão começar um trabalho intensivo voltado ao mapeamento minucioso dos casos de LER/Dort nos gráficos da base territorial dos órgãos de classe da categoria. O levantamento monitorará ainda a gestão de informação dos sindicatos sobre a incidência da doença, além da atuação sindical no combate às empresas que negligenciam os cuidados com a moléstia e sobre as providências legais de atendimento aos prejudicados por ela.

Também fará diagnóstico sobre o número de órgão de saúde pública para tratamento da doença na área de abrangência dos sindicatos no País. O tema será debatido por sindicalistas gráficos das cinco regiões do País na reunião ampliada da diretoria da Conatig. O encontro será realizado nos dias 19, 20 e 21, no município de Praia Grande, em São Paulo.

“Está é uma das nossas prioridades, pois os casos de LER/Dort aumentam cada vez mais nos trabalhadores da nossa categoria”, diz preocupado o presidente da Conatig, Leonardo Del Roy. Por esta razão, a entidade irá desenvolver este trabalho em todo o Brasil, visando a prevenção da LER/Dort. Mas, um planejamento eficiente depende de um diagnóstico real sobre a doença no setor, dentre outras questões. O dirigente lembra que a participação dos sindicatos é fundamental para o êxito da ação, que depende da coleta dos respectivos dados sobre o tema em questão.

Neste sentido, o questionário será disponibilizado também no novo site da entidade a todos os sindicatos dos gráficos preocupados também com a situação. “Solicitamos, portanto, aos companheiros que preencham o questionário e encaminhem de volta para a Conatig”, solicita Del Roy. O questionário contém 11 perguntas sobre o mapeamento de casos sobre a doença na base territorial dos sindicatos de gráficos em todo o Brasil, a gestão de informação a respeito pelos sindicatos, o mapeamento dos órgãos de saúde pública para tratamento específico da doença e o papel dos sindicatos na abertura de CAT dos gráficos acometidos da LER/Dort.

O questionário trata ainda sobre o perfil dos sindicatos juntos aos órgãos públicos judiciais e de fiscalização para coibir a prática ilegal da não liberação do CAT, além do ajuizamento de ações em favor dos gráficos por conta da doença. E ainda aborda sobre o perfil dos sindicatos referente a realização de campanhas educativos sobre a LER/Dort, além do perfil das empresas na prevenção da moléstia. Por fim, o documento reserva um espaço para sugestão dos dirigentes sindicais sobre qual é o melhor papel da Conatig para contribuir em relação ao assunto.

QUESTIONÁRIO– CLIQUE AQUI

Fonte: Conatig