Home » Notícias » Desemprego recua no mês de maio de acordo com o PEA

Desemprego recua no mês de maio de acordo com o PEA

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PEA) mostraram que a taxa de desemprego na região Metropolitana de Fortaleza diminuiu em torno de 13,6% no mês de maio. A pesquisa realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento de Trabalho, Fundação Seade e o Dieese revela que a taxa de desemprego total ficou em 12,9% em comparativo com o mês anterior.
O desemprego total na região metropolitana de Fortaleza ficou acima da verificada no mesmo mês de 2015 que era de 8%. Ainda nessa base de comparação, o tempo médio de procura por trabalho cresceu de 25 para 29 semanas.
A taxa de maio apresentou queda com um número total de desempregados estimado em 236 mil pessoas, menos 16 mil a menos que no mês anterior. Os resultados se mantiveram levemente recuados pela elevação do nível ocupacional com um percentual de 0,6% ante a redução da força de trabalho local de -1,3%.
Todos os principais setores de atividade econômica analisados tiveram aumento do nível de ocupação. O número de assalariados permaneceu relativamente estável devido a comportamentos diferenciados no setor público e privado que reduziu o emprego sem carteira assinada.
O resultado mais positivo não altera o cenário de deterioração do mercado de trabalho e ainda é cedo para afirmar que o período de crise já passou.