Home » Notícias » Dia do Trabalhador Gráfico: Categoria adere a dia de luta, na lei ou na marra

Dia do Trabalhador Gráfico: Categoria adere a dia de luta, na lei ou na marra

Durante assembleia categoria define filiação a Central Sindical e Popular – Conlutas

Na manhã dessa quinta-feira (7/2), o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará – SINTIGRACE promoveu um dia de lazer e de luta em homenagem ao Dia do Gráfico, com a intenção de reivindicar o reconhecimento data pelos patrões do setor. O evento foi realizado na Associação Recreativa dos Empregados dos Correios do Ceará – ARCO e teve inicio às 9 horas, com o racha dos gráficos.

Em 2013 a data celebra os 90 anos da greve dos trabalhadores gráficos em 1923, que é marcado como dia do trabalhador gráfico, além dos 83 anos que o SINTIGRACE completará.

Todos os anos, o sindicato luta para que o dia 7 de fevereiro seja dado como feriado para a categoria, já que os patrões não reconhecem o dia como Dia do Gráfico, mesmo que o direito ao feriado na data esteja garantido na Lei Municipal de Fortaleza nº 6.562 datada em 29 de novembro de 1989.

Por volta do meio dia a categoria se organizou para uma assembleia onde o presidente do SINTIGRACE, Rogério Andrade, propôs à categoria a filiação da entidade na Central Sindical e Popular – Conlutas.

Fizeram parte da mesa de autoridades, o presidente do SINTIGRACE, Rogério Andrade, o secretário geral do sindicato, Antonio Galdino, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Interestadual e Intermunicipal do Estado do Ceará – SINTETI, Carlos Jeferson, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e coordenador estadual da CSP-Conlutas e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará – SINTRO/CE, Geraldo Lucena.

Na ocasião, Andrade lembrou a categoria da longa relação entre o sindicato e a Central. O SINTIGRACE foi um dos fundadores da Central Sindical e Popular/CSP – Conlutas, participando do Congresso Nacional da Classe Trabalhadora – CONAT, em junho de 2010 e embora sempre tenha apoiado a Central, nunca se filiou. Além disto, a Central esteve presente em diversos momentos de luta da categoria gráfica, como por exemplo, a greve de 2012.

O presidente também salientou a importancia da filiação a Central como forma de integrar a entidade nas lutas maiores da classe trabalhadora. Na ocasião ele também esclareceu duvidas levantadas pela categoria.

O diretor do SINTIGRACE, Juarez Alves, aproveitou a ocasião para declarar que a filiação em uma Central é importante para a categoria, mas que espera que a Central mantenha-se atuante na luta dos trabalhadores e não se distancie dos atos e mobilizações da categoria.

O coordenador geral da CSP-Conlutas, José Batista, parabenizou a categoria pela data e afirmou que a Central "é radical na luta dos direitos do trabalhador e que estará presente na luta dos gráficos". Batista também lembrou a greve dos gráficos de 2012 e força da unidade construída entre os operários da construção civíl e a categoria.

Carlos Jeférson, do SINTETI, entidade que também é filiada a CSP-Conlutas, afirmou que "nós trabalhadores temos que nos unir não importa a categoria, porque só existem dois lados, o lado do patrão e o nosso lado, os trabalhadores". Salientando mais uma vez que os trabalhadores gráficos agora vão somar força com as demias entidades sindicais filiadas a Central.

Geraldo Lucena, diretor do SINTRO/CE, aproveitou para reforçar a importância da sindicalização para o fortalecimento da entidade sindical.

A categoria aprovou por unanimidade a filiação a Central.

Logo em seguida, o presidente do SINTIGRACE, informou a categoria do cenário de negociação da campanha salarial 2013, explicando que a luta será grande este ano, pois os patrões estão colocando dificuldades para negociar. (http://www.sintigrace.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=391:campanha-salarial-2013-patroes-do-setor-convencional-propoem-reajuste-salarial-abaixo-da-inflacaosaiba) Andrade tambem afirmou que a entidade sindical não ira abrir mão do piso salarial, " nossa categoria é uma das mais antigas, surgiu com a Imprensa Imperial, aqui no Ceará ela têm mais de 80 anos de existência, é um absurdo que nós ainda não tenhamos um piso".

Após a assembleia, a categoria aproveitou um pouco mais o banho de piscina, além de desfrutar de churrasco com bebida liberada ao som de musica ao vivo.

Logo após o almoço, foi realizado um sorteio de brindes, e os sorteados levaram para casa, liquidificadores, centrifugas, ferros de passar, forno elétrico, violão e um micro-ondas.