Home » Comunicação » Dieese comemora 30 anos de existência no Ceará nesta quinta-feira no Sindicato dos Bancários

Dieese comemora 30 anos de existência no Ceará nesta quinta-feira no Sindicato dos Bancários

diesseO Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatiticas e Estudos Socio-economicos (DIEESE)comemora 30 anos de existência no Ceará nesta quinta-feira (12/11), às 17 h, no Sindicato dos Bancários do Ceará.
Rogério Andrade, presidente do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace), afirma de que “graças a orientação do DIEESE estamos avançando em alguns pontos nas nossas campanhas salariais, além de que auxilia a desmacarar as mentiras do patronato. Viva aos 30 anos do DIEESE”.
Serviço:
30 anos do Escritório Regional do DIEESE
Data: Quinta-feira (12/11), às 17h
Local: Sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, Rua 24 de maio, 1289.

Veja o texto produzido pelo escritório regional sobre sua história:
História da Fundação do Escritório Regional do Dieese no Ceará

O Ceará foi o terceiro estado do Nordeste a criar um Escritório Regional (ER) do DIEESE. Sete entidades sindicais locais se mobilizaram e tomaram a iniciativa de organizar a implantação da entidade no estado. Assim, em 20/10/1985, foi realizada a assembléia de fundação do ER CE, que em 20 de outubro próximo completa 30 anos.
As entidades que viabilizaram a criação do Escritório, na época, formaram uma comissão provisória para encaminhar as ações. Faziam parte desta comissão: Sindicato dos Economistas, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente do Ceara, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Administradores e Sindicato dos Petroleiros.
Em 20/11/1985 foi realizada a Assembléia Geral de Sócios do Ceará, que aprovou a instalação do DIEESE e elegeu a primeira direção sindical do estado, após a disputa de três chapas, onde venceu a chapa 01 com quinze dos dezessete votos. Sendo assim composta a primeira direção regional: Sindicato dos Economistas (Presidente), Sindicato dos Petroleiros (Vice-Presidente), Antonio Augusto Fernandes Coelho (Secretário); Suplentes: SINDIÁGUA (Aluisio Sérgio Novaes Eleutério), Sindicato dos Farmacêuticos (Francisco Edson Pereira), Sindicato dos Administradores (Luis de Melo Andrade Filho). Sete dias depois, durante a realização da Assembléia Geral de Sócios do Departamento, em São Paulo, a instalação do Escritório Regional e a diretoria do ER CE foram referendadas pela Direção Nacional do DIEESE.
A primeira sede do DIEESE ficava no Sindicato dos Bancários, na rua 24 de Maio, 722. Mais tarde, o Sindicato dos Bancários mudou-se para o número 1.289 da mesma rua, para onde o DIEESE também foi e permanece até hoje.
Entre 1992 e 1996, o Sindicato dos Bancários contou ainda com uma subseção do DIEESE, tendo sido uma das poucas no Nordeste. Passaram por esta subseção os seguintes economistas: Carlos Américo Leite Moreira (hoje professor da UFC), José Meneleu Neto (hoje professor da UECE e foi secretário da PMF), Alípio Frota Leitão Neto e Francisco Tarcísio Leite Filho (hoje funcionário do TCU).
Durante os primeiros anos, o escritório funcionava com o apoio técnico de um dirigente do Sindicato dos Economistas: Alberto Teixeira. Em 1985, o peruano Julian Quintana assumiu a supervisão técnica do ER. Em 1989 foi substituído por Marlene Casela, que permaneceu no cargo até setembro de 2003, quando Reginaldo Aguiar da Silva tornou-se supervisor.
No final da década de 1980, a equipe do DIEESE fazia um grande esforço para ampliar a base sócia. Este trabalho culminou com a realização de um evento chamado A Festa dos Números, que mobilizou grande parte do movimento sindical da região, chamando a atenção para a importância de manter o DIEESE. Desde os primeiros anos de atuação, o DIEESE cresceu muito no Ceará, passando de sete entidades filiadas para vinte e seis nos dias atuais, contando ainda com três subseções uma na Federação dos Servidores Municipais (FETAMCE-CUT) e outra no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (SINTEPAV – Força Sindical) e a mais recente no (SINDIAGUA – CTB)
A década de 1990 foi marcada pela entrada de novos sócios no quadro de filiados do DIEESE no Ceará. Hoje, o Escritório Regional passou pela bodas de perola, com sua direção regional composta por:
Ricardo de Paula – SEE Bancários do Ceará.
José Carlos Freitas da Silva – STI Sapatos, Bolsas e Luvas do Ceará.
Francisco Altamiro – SE Comércio de Fortaleza
Mirton Peixoto – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará
Marcos Pereira da Silva – FETRACE
Joelbia Maria Bezerra Chaves – SINDELETRO
Enedina Soares da Silva – FETAMCE
Jose Olivande Nogueira – SINTETI
e a supervisão técnica de Reginaldo Aguiar contamos ainda com Elizama Paiva, Bruna Frazão, Gilvan Farias, Sidilene Gomes, Rosilene Cruz e Ediran Teixeira. Este trabalho conjunto da direção regional e do corpo técnico fez com que o escritório voltasse a crescer, tornando-se, a cada dia, referência nas questões do mundo do trabalho, com reflexos junto à sociedade e ao movimento sindical local.
Neste ano de 2015 o DIEESE nacional faz 60 anos de história e do sonho de criar uma faculdade dos trabalhadores, o nosso departamento se firmou como um centro de referência de produção de conhecimento como fonte de poder para a classe trabalhadora, produzindo verdadeiramente ciência de classe. E hoje o DIEESE vem contar um pouco de sua existência e demonstrar sua gratidão com aqueles que ajudaram e ajudam a construir esta entidade ao longo de seis décadas. Obrigado, esta é a palavra que exprime todo o sentimento da entidade ao Movimento sindical, funcionários e ex-funcionários que tanto contribuíram nesta construção.
PS: Esse texto é uma adaptação do texto original de Marlene Cassela ex-supervisora regional