Home » Notícias » Diretoria do Sintigrace toma posse no dia do trabalhador

Diretoria do Sintigrace toma posse no dia do trabalhador

Quarta-feira, 1º de maio. Na data que simboliza a história de luta de todos os trabalhadores, tomou posse a diretoria do Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace). A solenidade aconteceu na sede da instituição, localizada na Rua Floriano Peixoto 2157, José Bonifácio, Fortaleza. Eleita com 81,08% dos 333 votos válidos, a Chapa “O Compromisso Continua” exercerá o mandato durante o período 2013/ 2016.

Reconduzido como presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, coordenou a cerimônia de posse, que contou com a fala de representantes de diversas entidades. Convidado como responsável pelo processo eleitoral, Valdir Pereira, membro da CSP/Conlutas, conduziu a posse dos diretores eleitos. Valdir destacou a importância histórica e a atuação da categoria dos gráficos no Ceará, ao longo de seus 83 anos de luta. Um a um, os dirigentes eram chamados a assumir mais esse importante compromisso. Uma nova etapa dentro do trabalho e da luta dos trabalhadores gráficos cearenses.

“É uma honra estar na direção de um sindicato com 83 anos de luta”, afirmou Rogério Andrade. Ao finalizar a posse, o presidente do Sintigrace realizou um balanço da administração anterior: “Não foram anos fáceis, lutamos diante do constante ataque do capital e a individualização da categoria, mesmo com poucos recursos, mantivemos o sindicato vivo, resistente e atuante”.

O futuro que se aproxima

Dentre as conquistas dos gráficos durante a última gestão, Andrade destacou a implantação do Vale-Alimentação, um direito que acontecia de forma marginal aos trabalhadores e que hoje é lei, e o reajuste de 10% para a trabalhadora que acabou de ter seu filho.

Sobre os desafios para os próximos anos, o dirigente aponta a realidade política atual e a baixa sindicalização da categoria. “O nosso sonho é que tenhamos um grande número de associados para que possamos nos livrar do imposto sindical, e dessa forma, conseguirmos maior autonomia administrativa e política”, definiu Andrade.

Para finalizar sua fala, em nome de toda a diretoria, o presidente apontou que a “unificação” de todos os trabalhadores é a forma da classe operária contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e socialista.

Participação

Estiveram presentes à cerimônia os Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Sindicato dos Trabalhadores da Confecção Feminina de Fortaleza (SINDCONFE), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (SINTROCE), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (SINTETI), Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores de Fortaleza (Sindvalores), Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviço do Estado do Ceará (FETRACE), assim como outras entidades.

Também estiveram presentes as oposições sindicais apoiadas pela a Central Sindical e Popular (CSP/Conlutas) dos Correios e vigilantes, a Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB/CE), o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a central sindical CSP/Conlutas, a qual o sindicato é filiado.