Home » Notícias » Edzzil Cópias nega enquadramento sindical na categoria gráfica

Edzzil Cópias nega enquadramento sindical na categoria gráfica

No último dia 26 de março, sob mediação da Procuradora do Trabalho, Dra. Francisca Helena Duarte Camelo foi realizada audiência de mediação entre o Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace e empresa Edzzil Cópias Ltda – ME. O objetivo encontrar uma solução mediada para o enquadramento sindical dos empregados na empresa.

Para esta mediação, o Ministério Público do Trabalho convidou a representação do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados – SINDPD. O sindicato havia sido convidado, a pedido da empresa que aventou a possibilidade dos trabalhadores nela empregados serem representados pelo SINDPD. “O tiro porém, saiu pela culatra, o representante do SINDPD não só negou essa possibilidade, como afirmou que, em seu entendimento a atividade da empresa é gráfica”, informou o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade.

A empresa, no entanto, manteve o posicionamento de que seus empregados não exercem atividade gráfica. “Mesmo intransigente, o advogado da empresa ainda manifestou opinião que não é a questão técnica que impede o enquadramento sindical na categoria gráfica, mas, pela jornada de trabalho da categoria que é de segunda a sexta-feira”, pontou ainda o presidente do Sintigrace.

O dirigente sindical gráfico afirmou durante a mediação, que tecnicamente a empresa é gráfica e assim já devia reconhecer o enquadramento sindical; afirmou ainda que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria é flexível quanto a jornada de trabalho, desde que haja aceitação por parte da maioria dos trabalhadores, há possibilidade da jornada ser estendida de para segunda a sábado, não sendo este um motivo para a empresa deixar de reconhecer o enquadramento sindical dos trabalhadores, com gráficos, como são de fato.

Sem acordo, com a empresa se mantendo intransigente, foi encerrada a mediação ficando o Sintigrace de ingressar com Ação na Justiça do Trabalho para reivindicar o enquadramento sindical dos trabalhadores na categoria gráfica, sendo esta a categoria a qual pertence os trabalhadores da Edzzil Cópias.