Home » Notícias » Em repúdio a proposta de 7%, trabalhadores da Tubocone cruzam os braços por 3 horas

Em repúdio a proposta de 7%, trabalhadores da Tubocone cruzam os braços por 3 horas

 

Na manhã do dia 04 de setembro, os trabalhadores da Tubocone, empresa localizada em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, pararam por 3 horas as atividades. O ato foi mais um repúdio da categoria a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Sindembalagens.

Além de protestar contra o reajuste salarial considerado baixo, os trabalhadores da Tubocone protestaram contra as más condições de trabalho e as irregularidades cometidas pela empresa, conforme informou o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade.

Segundo Andrade, os trabalhadores da Tubocone fazem suas refeições em refeitório improvisado, em meio a animais domésticos, como galinhas, gatos e cachorros. O registro de controle de jornada foi trocado de digital para manual, num sistema em que os trabalhadores perderam completamente a condição de controlar sua jornada. A empresa impõe o banco de horas, o que impõe aos trabalhadores uma sobrejornada de mais de 100 horas sem o pagamento das respectivas horas extras, nem a concessão de folgas. Além disto, os trabalhadores ainda enfrentam assédio moral por parte de gerentes e patrões.

“fiquei estarrecido ao ser comunicado que a Tubocone é a empresa do presidente do Sindembalagens, o dirigente sindical, seja ele laboral ou patronal precisa dar bons exemplos, senão fica sem condições morais para cobrar seriedade por parte de seus associados”, desabafou Andrade, após a visita.

A proposta patronal de 7% para reajustar os salários foi rejeitada pelos trabalhadores da Tubocone, que fizeram autorizaram o Sintigrace a apresentar uma contraproposta, no dia 12 de setembro, quando acontecerá a próxima rodada de negociação.

 Os trabalhadores da Tubocone, também aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado, caso os patrões não melhorem a proposta de reajuste salarial.