Home » Notícias » “Emprego está bombando, mas o salário Óh”

“Emprego está bombando, mas o salário Óh”

 

O presidente do Sindicato dos Gráficos (Sintigrace), Rogério Andrade, em tom irônico declarou que o “Emprego está bombando, mas o salário óh’’ , em relação a matéria publicada pelo Diário do Nordeste (DN), com o título Em outubro, 14 mil trabalhadores da Região Metropolitana de Fortaleza saíram da fila do desemprego”.

O DN afirma que em outubro, o mercado de trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza consolidou o cenário de melhoria dos últimos meses, demostrando a queda no desemprego e atingindo a menor taxa de desemprego do ano. As informações publicadas pelo jornal foram colhidas na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada mensalmente na RMF pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) em parceria com o Departamento Intersindical e Estudos Socioeconômicos e Estatísticos (Dieese).

Segundo a matéria, esse é o maior patamar dos últimos quatro anos, porém o aumento de vagas de emprego não se reflete nos salários e o rendimento médio real dos fortalezenses “foi o único indicador que apresentou queda em setembro de 2012”.

O motivo destacado para a queda na taxa de desemprego foi o aquecimento do mercado, principalmente do comércio, o que segundo Andrade, poderia estar se refletindo no aumento de salários, “o aumento de vagas está relacionado com o estimulo ao consumo que aqueceu o mercado, porém este mesmo mercado não oferece melhorias salariais para os trabalhadores, que também são consumidores, é uma visão muito pequena que os patrões têm de mercado”, declarou o presidente.

Segundo a matéria, o rendimento médio real dos trabalhadores em setembro, porém caiu.  3,4% (R$ 991,00) para os ocupados e 4,3% (R$ 1.061,00) para os assalariados em comparação com o mês anterior.

Além do comércio, outros setores estão em crescimento, a construção civil gerou 6 mil vagas no mês,  a indústria de transformação ampliou 3 mil postos de trabalho no comparativo mensal. Os aumentos se refletiram também no número de carteira assinada, crescendo 2,7%.