Home » Comunicação » Empresas fazem pouco caso sobre a compensação do período do Carnaval

Empresas fazem pouco caso sobre a compensação do período do Carnaval

O Sindicato dos Gráficos do Ceará informa a categoria de que o Carnaval não é feriado na iniciativa privada, mas ponto facultativo decretado pelo governo federal para o serviço público.

No ano passado, na indústria gráfica criou-se uma polêmica, porque o sindicato afirmou de que iria denunciar as empresas que não realizassem acordo de compensação de jornada, como manda a Lei, situação que levou algumas empresas procurar o sindicato para conversar sobre acordos que realizaram com os trabalhadores informalmente.  Na oportunidade, o Sintigrace decidiu que a fiscalização ficaria para o ano de 2016.

No entanto, até o momento, nenhuma empresa procurou o sindicato para firmar o acordo de compensação de jornada. Para Rogério Andrade, “as empresas estão fazendo pouco caso, confiando de que o sindicato não via denunciar as empresas por conta da compensação irregular do carnaval”.

Andrade ainda afirma de que “apesar do carnaval está batendo à porta, nenhuma empresa procurou o sindicato pra fazer o acordo. O que as empresa querem? Fazer o acordo por “debaixo dos panos” e trocar uma hora comum por uma hora extra. Deste modo não fica configurado acordo para compensação de jornada, mas imposição de um banco de horas disfarçado e o sindicato não assina. Mandar proposta na esperança que o Sindicato irá concordar com a troca de uma hora comum por uma hora extra é perda de tempo, melhor que as empresas façam informalmente para que o sindicato entre com uma ação judicial exigindo o pagamento das horas extras”.

O presidente finaliza denunciando que empresas que se comprometeram em mandar proposta para negociação da compensação do carnaval este ano, como Tiprogresso e Expressão Gráfica já movimenta seus setores de recursos humanos para, novamente descumprirem a Lei, propositalmente.