Home » Notícias » Empresas multinacionais serão mais monitoradas pela Conatig

Empresas multinacionais serão mais monitoradas pela Conatig

jorgee

As empresas multinacionais do segmento gráfico no território nacional serão mais observadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig). Na realidade, a entidade sindical de terceiro grau criará uma nova estrutura organizativa, com a participação de sindicatos e federações, com o objetivo de ampliar a fiscalização sistemática sobre as condições de trabalho e relações sindicais nas empresas do gênero. O projeto já está em andamento. Foi criado uma Comissão de Empresas Multinacionais. O grupo de dirigentes começou a compor um diagnóstico sobre o perfil de todas as respectivas unidades industrias no País.

“No primeiro momento está sendo realizando um levantamento fundamental para o melhor planejamento das ações”, informa Jorge Fermino, secretário geral da Conatig. Cada sindicato e federação está mensurando as empresas multinacionais, pontuando dados relevantes, como a quantidade de gráficos, detalhando o número de homens e mulheres, e descrevendo o número de associados aos referidos órgãos sindicais. Também está sendo realizada uma consulta sobre o tipo de trabalho exercido, ou seja, se é voltado para embalagens cartográficas, embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos, impressos de segurança e entre outros.

A Comissão de Empresas Multinacionais é coordenada por João Luiz, do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos (STIG) de Niterói-RJ. É composta ainda por Iraquitan da Silva (STIG de Pernambuco), Francisco Wirrton Viana (STIG de Guarulhos-SP) e José Augusto (STIG do Paraná). Todos os sindicatos e federações dos trabalhadores gráficos estão recebendo um questionário para preenchimento de dados sobre cada empresa multinacional no respectivo estado e cidade.

Quem não recebeu ainda o questionário, pode adquiri-lo na nova página eletrônica da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos, no link http://www.conatig.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Questionário-de-Empresas-Multinacionais-Gráficas-JUL14-300714.doc. O prazo final para entrega do documento é até o dia 18 de agosto. Os dados coletados serão sistematizados na reunião ampliada da Conatig, nos dias 19,20 e 21 de agosto, na cidade de Praia Grande (SP).

Fonte: Conatig