Home » Notícias » Espaço de Unidade de Ação define últimos preparativos para Ato em Brasília, no dia 28

Espaço de Unidade de Ação define últimos preparativos para Ato em Brasília, no dia 28

19/11/2012

Fonte: CSP- Conlutas

A campanha contra o ACE (Acordo Coletivo Especial), pela anulação da Reforma da Previdência, pelo fim do Fator Previdenciário e contra a implantação da fórmula 85/95, serão os principais eixos políticos do ato nacional que ocorre no dia 28 de novembro, em Brasília.

Esses encaminhamentos foram discutidos nesta segunda-feira (19), na reunião do espaço de unidade de ação ocorrida em Brasília. No encontro, avançou-se na discussão sobre a preparação da atividade, mas também foi dado inicio às discussões sobre as perspectivas da continuidade desta luta para o início do ano de 2013.

 

Preparativos – A atividade em Brasília, ganha mais peso e o que antes seria um seminário dentro do Congresso Nacional, para discutir o ACE, agora será um ato político, na Esplanada dos Ministérios, que denunciará os ataques que afligem o conjunto dos trabalhadores.

 

 

 

Para a realização do ato político será montado uma tenda na Esplanada dos Ministérios, ou seja, a atividade não será mais realizada no Congresso Nacional. O ato contará com uma mesa de debates  que começa às  9h30  e termina às 13h.  O evento contará com a presença, além da CSP-Conlutas, da CUT Pode Mais, CNTA, Condsef, e diversas outras entidades.

Além disso, será feita a entrega do manifesto contra o ACE,  assinado por centenas de dirigentes e entidades, aos  representantes do governo.

As entidades que vem se reunindo no Espaço de unidade de ação, protagonizaram várias ações unitárias ao longo de 2012, com destaque para a intervenção na greve dos servidores federais. Estiveram presentes nessa reunião representantes da CSP-Conlutas, do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais, Condsef, Andes-SN, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos entre outras organizações.

Nova reforma da previdência a caminho – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia/PT, pautou para votação as mudanças na previdência que vem sendo negociadas pelo governo e centrais sindicais governistas. Essas mudanças incluem a troca do Fator Previdenciário pela Formula 85/95 (o governo quer ainda colocar a idade mínima no pacote). A votação está prevista para o final deste mês.

Nós defendemos o fim do fator previdenciário, mas não aceitamos qualquer outra fórmula que implique em perdas para os trabalhadores, como o fator 85/95 que é até pior que o fator previdenciário para quem começou a contribuir muito jovem para a previdência.

Por isso, é necessário dar uma resposta a todos esses ataques e ameaças aos direitos de nossa classe e ampliar o ato para que também discuta e mobilize sobre esses temas.

Manifestação para 2013 – Também foi definido na reunião a preparação de uma mobilização a ser realizada no primeiro semestre do ano que vem, em meados de março e abril. Os preparativos dessa manifestação, que será mais ampla e de massas, serão debatidos no final do ato político. “A ideia é realizarmos um grande ato, levantando nossas principais bandeiras de luta e já começar a preparar a resistência para 2013”, disse o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, José Maria de Almeida, que participou da reunião.