Home » Notícias » Fechada a primeira CCT dos Gráficos de embalagens

Fechada a primeira CCT dos Gráficos de embalagens

“Não foi fácil, mas nasceu a primeira Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos do setor de embalagens do Ceará”, comemora o presidente do Sindicato dos Gráficos(Sintigrace), Rogério Andrade. Sobre o Acordo, fechado na Procuradoria Regional do Trabalho, no dia 23 de novembro, e que celebra a primeira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que beneficiará os gráficos empregados em indústrias gráficas de embalagens.

Após 11 meses, 12 rodadas de negociações, duas paralisações, uma na Rigesa e outra na Tubocone, os gráficos de embalagens conquistam cláusulas que servem de base para conquistas maiores nas próximas campanhas salariais. 

Os gráficos de embalagens terão os salários corrigidos em maio de 2012 em 7%, aplicados sobre os salários de maio de 2011, garantindo ganho real de 2,02%.

 Os trabalhadores que ganhavam salário mínimo no período de maio de 2011 a abril de 2012 terão aplicado um valor de R$ 20,00 em seus vencimentos a partir de maio de 2012.

Além das conquistas econômicas os gráficos de embalagens tiveram também conquistas sociais como: garantia de adiantamento quinzenal, auxílio doença, auxílio funeral, estabilidade pré-aposentadoria, vale-alimentação, entre outras.

O presidente do Sintigrace afirma ainda que embora tenha sido fechada a CCT do setor, ainda será necessário negociar Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) na Rigesa e Grafisa. A primeira para equiparar o reajuste salarial do Ceará com os aplicados nas demais unidades da empresa e a segunda, para corrigir as perdas salariais do período de janeiro a maio de 2011, que não estão abrangidos pelo reajuste da CCT.