Home » Notícias » Formulário do Seguro-Desemprego deixará de ser impresso em 2015

Formulário do Seguro-Desemprego deixará de ser impresso em 2015


O preenchimento via internet substituirá os formulários de papel em abril

Os formulários de Requerimento do Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) deixarão de ser impressos em 2015. Eles terão validade até 31 de março do próximo ano. Este é o prazo máximo de serem aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho. Depois disso, a solicitação do benefício será realizada apenas através da internet. A determinação foi do próprio Ministério, conforme Resolução nº 736 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, publicado no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (10).

Os formulários sairão de cena em abril de 2015. Os empregadores terão de fazer o pedido do seguro-desemprego e o da comunicação de dispensa dos funcionários pelo Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/ através do aplicativo chamado “Empregador Web”. O preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa poderá ser feito de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados.

Os dois lados da moeda

“A tecnologia é bem-vinda porque facilita e agiliza os processos, isto é um fato inconteste, mas também é a mesma que reduz os empregos nas gráficas”, pontua Del Roy, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig).

Fonte: Conatig