Home » Comunicação » Gráficos de Judiaí conquistam redução de jornada e Dia do Gráfico

Gráficos de Judiaí conquistam redução de jornada e Dia do Gráfico

Jundiai1

Os funcionários da Nova Página, no interior de São Paulo, terão por mais dois anos o benefício de folgas em sábados alternados e uma folga remunerada no Dia Nacional do Trabalhador Gráfico (7 de fevereiro). Estes benefícios são resultados do novo Acordo Coletivo de Trabalho, firmado pela empresa com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica de Jundiaí e Região (Sindigráficos). O acordo, que terá validade até o ano de 2017, garante ainda a manutenção da redução de jornada de trabalho. Pelo texto aprovado pelos empregados na última semana, o acordo garante, no geral, três horas semanal a menos do que o definido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Os gráficos da Nova Página laboram, em média, 41h semanal, diferente das 44h exigidas pela CLT.
A maioria dos funcionários participaram da votação do novo acordo na semana passada. Vinte e três funcionários do setor administrativo foram favoráveis ao pleito. Os gráficos dos três turnos da produção também aprovaram. Foram 92 a favor, três contrários e um voto em branco. O acordo garante ao pessoal do Administrativo o trabalho de segunda-feira à quinta-feira de 7h30 às 17h30, largando uma hora mais cedo na sexta. Também foi definido uma horário especial para o pessoal da produção em períodos de baixa demanda produtiva. Ficou definido dois horários distintos: De segunda à quinta, das 6h às 16h, largando uma hora mais cedo na sexta; e De segunda à quinta, das 8h às 18h, largando às 17h na sexta.
Em tempo de produção normal, o novo acordo mantém os três turnos funcionando. O primeiro turno segue de segunda à sexta das 6h às 14h. E a novidade fica no horário de trabalho nos sábados alternados. Passa a ser de 6h às 14h. antes era das 7h30 às 15h30. Agora larga mais cedo no sábado em que trabalha, tendo mais tempo para aproveitar a vida social ao largar. Houve também melhorias para o pessoal do segundo turno. Trabalha-se de segunda a sexta das 14h às 22h. Mas, na sexta que antecede o sábado que for trabalhar, larga uma hora e meia mais cedo (20h30). E esta hora e meia não precisa ser compensada em dia nenhum. O trabalho no sábado alternado é de 7h às 15h30. O pessoal do terceiro turno não trabalho em nenhum sábado, apenas de segunda a sexta das 22h às 6h.
“Sempre vamos lutar para qualificar a vida do trabalhador”comemora o desfecho positivo o presidente do Sindigráficos, Leandro Rodrigues. Ele conta que já há seis anos vem garantindo acordos coletivos com a Nova Página, onde melhora a jornada de trabalho dos gráficos. Em todos eles a folga do Dia do Gráfico e o trabalho em sábado alternado vem sendo sempre garantido. O dirigente aproveita para pedir o apoio de todos os trabalhadores da empresa para fortalecer a entidade de classe, através da sindicalização. Os interessados devem procurar o sindicato ou enviar a solicitação por meio do cadastro de filiação pelo site do Sindigráficos.
Fonte: STIG Jundiaí