Home » Comunicação » Mecesa: Empresa quer tirar PLR dos funcionários

Mecesa: Empresa quer tirar PLR dos funcionários

O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) recebeu denúncias que a gráfica de embalagens Mecesa havia anunciado o fim da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e vinha praticando banco de horas irregularmente.

O Sindicato chamou a empresa para uma reunião. A Mecesa confessou que estaria praticando banco de horas, mas apenas em alguns setores e com quem aceitava fazer. Na oportunidade, o Sindicato informou que o Banco de Horas estava irregular, que é uma modalidade de compensação de jornada combatida pelo Sindicato, mesmo quando feita atendendo os requisitos legais.

Quanto a PLR, a gráfica afirmou que ela não está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e que pretende retirá-la no próximo ano.

Na ocasião, os diretores do Sintigrace, José Raimundo e Nonato Fonteles, lembraram a empresa, que quando ela veio ao Sintigrace informar que estava mudando a representação sindical patronal do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, para o Sindicato das Indústrias de Embalagens não seria para retirar direitos dos trabalhadores, o que a empresa respondeu na oportunidade que todos os direitos seriam preservados após a mudança. Assim o Sindicato deixou claro para a empresa que não aceita o fim da PLR, e que qualquer retirada de direitos será combatida pelos trabalhadores.

A diretoria do Sindicato decidiu que irá convocar os trabalhadores da Mecesa para uma assembleia onde será deliberado proposta de PLR a ser apresentada para negociação direta com a Mecesa. Referida assembleia será convocada para janeiro.