Home » Notícias » Patrões negam piso salarial na primeira rodada de negociação da CCT 2013 do setor convencional

Patrões negam piso salarial na primeira rodada de negociação da CCT 2013 do setor convencional

 

No dia 11 de março, aconteceu a primeira rodada de negociação da campanha salarial 2013 do setor gráfico convencional na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) entre o Sindicato dos Gráficos do Ceará (SINTIGRACE) e o Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (SINGRACE).

Durante a negociação, o sindicato patronal exigiu a ratificação das duas tentativas de negociação anteriores, que aconteceram nas sedes das entidades sindicais á pedido do patronato que se recusava a negociar na SRTE. Porém, segundo a direção do SINTIGRACE não seria possível considerar essas reuniões como processo de negociação, tendo em vista que as discussões foram infrutíferas. “Nessas reuniões, a patronal negou todas as propostas da categoria e quiseram empurrar goela a baixo suas propostas”, afirmou Rogério Andrade, presidente do SINTIGRACE.

O sindicato dos trabalhadores iniciou a reunião na SRTE justificando a importância das propostas da categoria e do processo de negociação para a categoria. Porém, segundo Andrade, ao tentar discutir a cláusula do piso salarial, luta histórica da categoria, os patrões informaram que não havia “discussão”, negando a proposta de criação do piso salarial dos trabalhadores.

A postura patronal motivou os representantes do SINTIGRACE a solicitar o fechamento da ata de reunião.  É proposta da categoria não fechar convenção coletiva de 2013 sem piso salarial.

Segundo Andrade, os representantes do setor patronal estão tentando “impor a negação” de todas as cláusulas.   Um exemplo é a cláusula que determina a participação nos lucros e resultados (PLR), cuja negociação foi acordada pelas partes na Campanha Salarial de 2012 e os patrões descumpriram.  “Ficou acertada a negociação da PLR na SRTE e os patrões sequer cumpriram, não temos mais condições de aceitar a intransigência patronal, iremos avaliar a Campanha Salarial com a categoria para definir que rumo devemos tomar”, declarou o presidente.

A partir do dia 26 deste mês o sindicato irá organizar assembleias por locais de trabalho para que os trabalhadores possam discutir os encaminhamentos da campanha salarial.