Home » Comunicação » Prestação de contas – Contas do exercício de 2018 é aprovada em assembleia tumultuada

Prestação de contas – Contas do exercício de 2018 é aprovada em assembleia tumultuada

No último dia 23 de março foi realizada a assembleia de prestação de contas do exercício de 2018 do Sintigrace e previsão orçamentária de 2019. As contas do exercício foram devidamente aprovadas, bem como pré-aprovada a previsão orçamentária de 2019, porém, o resultado da votação foi apertado, sendo a assembleia bastante tumultuada.

Entendendo o caso

A oposição ao presidente do Sintigrace (os oposicionistas declaram oposição a uma pessoa e não a uma diretoria ou administração), espalhou boatos na categoria de que havia desvio de recursos no Sintigrace, patrocinados pelo presidente da entidade, Rogério Andrade. Compareceram à assembleia, dispostos a provar, a todo custo, as ilações.

Ocorre que o parecer do Conselho Fiscal e a documentação apresentada pela Assessoria Contábil, que assina as prestações de contas, e pela tesouraria do Sintigrace, não apresentou nenhum fato ou movimentação em desacordo com a legislação, ou seja: não havia desvio de recursos, nem qualquer fato financeiro ou administrativo, que desabonasse a conduta do presidente.

Ao contrário, o Conselho Fiscal do Sintigrace, registrou em seu parecer, dívida de dois membros da oposição ao presidente, referente a recursos da entidade que não foram devolvidos pelos senhores Raimundo Nonato Fonteles Oliveira e Josenaldo Ferreira.

Tumulto na assembleia

Na impossibilidade em provar os fatos falsos alegados na base da categoria, os integrantes da oposição passaram a praticar diversionismo*, durante o restante da assembleia, causando verdadeiro tumulto por perceber que não alcançariam o resultado desejado. Contudo, nenhuma palavra sobre os recursos apropriados e não devolvidos por seus membros. Falando de forma isolada sobre os valores apontados no Parecer do Conselho Fiscal, Raimundo Fonteles membro da oposição informou, durante a assembleia que entraria com uma ação judicial para discutir a dívida, demostrando desejo em não devolver os recursos ao patrimônio dos trabalhadores.

Contas aprovadas

Após o tumulto, a prestação de contas do exercício de 2018 foi a votação, restando aprovada por maioria apertada de votos. Os membros da oposição votaram pela desaprovação, embora não tenham questionado nenhum ponto da prestação de contas, demonstrando conduta deplorável e irresponsável diante da seriedade dos fatos ali discutidos. Votaram de acordo com suas conveniências, na tentativa de encontrar, no resultado negativo da assembleia, guarida para os fatos falsos levantados. Não conseguiram.

Tendo em vista as eleições sindicais nos próximos dias 9 e 10 de abril, considerando que em maio assumirá nova diretoria no Sintigrace, a previsão orçamentária foi aprovada sem maiores discussões, sendo aprovada também, sua revisão após a posse da nova diretoria em maio.

*Diversionismo

Substantivo masculino

Estratagema usado em assembleias para impedir que se discuta ou se aprove algo (uma lei, uma resolução etc.), ocupando todo o tempo ou desviando-se a atenção dos participantes para assunto diferente do que está sendo tratado.