Home » Notícias » Primeiro dia de greve: Direção do Sintigrace encontra portões fechados e segurança armada nos jornais

Primeiro dia de greve: Direção do Sintigrace encontra portões fechados e segurança armada nos jornais

 

Teve inicio às 15 horas de hoje (18/05) a greve dos trabalhadores gráficos do setor de jornais e revistas do ceará, após a direção do Sindicato dos Gráficos (SINTGRACE) seguir todos os trâmites legais do processo grevista, através da realização de assembleia da categoria, publicação de edital e comunicado a entidade patronal, Sindjornais, e as empresas.

A categoria luta por 15% de reajuste para os pisos, 12% para os demais salários, cesta básica e vale alimentação.

Veja o video no jornal O POVO:

 

Veja o Video no jornal Diario do Nordeste

 

Acesse as Fotos pelo Facebook:

 

 

Porém, a direção do SINTIGRACE, está enfrentando dificuldades para ter acesso à categoria. No Jornal O Povo, o sindicato encontrou forte segurança armada na parte externa da empresa e foi impedida de entrar para falar com os trabalhadores, que segundo informou o presidente do sindicato, Rogério Andrade, encontra-se desde quarta-feira, dentro das dependências do jornal.  No Diário do Nordeste, a direção do sindicato também teve dificuldades para conversar com os gráficos, já que a empresa colocou um plástico preto cobrindo o portão e a direção também não obteve autorização para entrar, no local além de segurança armada, estavam presentes unidades policiais do 5º BPM.

Mesmo com a dificuldade de exercer o direito de greve, parte dos trabalhadores do Diário do Nordeste, conseguiu aderir ao processo e se comprometeram em continuar na luta por melhores condições de trabalho.

A direção do SINTIGRACE já denunciou as duas empresas a Procuradoria Regional do Trabalho pela contratação e substituição de grevistas o que caracteriza a tentativa de impedimento do direito de greve, e aguarda o posicionamento da justiça.

Diversas entidades sindicais já começam a manifestar seu apoio a greve dos trabalhadores gráficos, dentre elas, o Sindicato dos vigilantes (SINDVIGILANTES), a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas em Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE) e o Sindicato dos Jornalistas do estado do Ceará (Sindjorce).

Para Rogério Andrade, a postura tomada pelas empresas é inadmissível e demonstra mais uma vez a postura irresponsável dos patrões com o processo de negociação da campanha salarial 2012 da categoria. Andrade afirmou ainda que os trabalhadores não pretendem recuar no processo grevista e que mais adesões e apoios são esperados para os próximos dias.