Home » Comunicação » ‘Refundação’ do STIG Tocantins cada vez mais perto de acontecer

‘Refundação’ do STIG Tocantins cada vez mais perto de acontecer

Embora exista desde 2012, quando se desmembrou do STIG Goiás, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica (STIG) de Tocantins, presidido por Iraci de Alcântara, vem lutando para consolidar legalmente sua existência e seus atos em defesa da categoria. E o reconhecimento deve acontecer nos próximos dias, depois da articulação do secretário regional Centro-Oeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores da classe (CONATIG), Toninho Gomes. O dirigente vem contando com total apoio da entidade nacional, que nos últimos anos tem investido forte na regularização de estatutos e cartas dos sindicatos e federações gráficas junto ao Ministério do Trabalho, através de uma consultoria especializa.

Toninho se reuniu em Brasília com a consultora da CONATIG. Ele levou documentos necessários para o pleito ser protocolado no Ministério do Trabalho. “Tudo foi encaminhado positivamente e agora resta pouco até legalizar a criação do STIG Tocantins e seu desmembramento do STIG Goiás”, diz o secretário, conforme orientação repassada pela advogada Zilmara Alencar, consultora especial da Confederação dos Gráficos.

“Nos próximos dias, publicaremos o edital de ratificação da fundação do STIG Tocantins, fruto do desmembramento do STIG Goiás, bem como a validação dos atos tomados até aqui da diretoria do STIG”, diz Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. A Confederação e o STIG Tocantins também estão se mobilizando para realizar uma assembleia junto aos trabalhadores no Estado. O encontro visa aprovar o desmembramento do antigo sindicato, o estatuto social do novo STIG, além dos processos relativos a eleição de uma nova direção sindical e a respectiva posse.

Fonte: Conatig