Home » Notícias » Semana para discutir saúde, multinacionais, socioeconomia e comunicação dos gráficos

Semana para discutir saúde, multinacionais, socioeconomia e comunicação dos gráficos

A partir desta terça-feira, 19, trabalhadores gráficos das cinco regiões do País se reúnem no estado de São Paulo para debater diversos temas de interesse da categoria. A saúde dos trabalhadores, a política de comunicação dos órgãos sindicais, o perfil das empresas multinacionais do setor no território nacional, e o cenário socioeconômico das indústrias gráficas brasileiras são alguns dos principais assuntos. Eles serão abordados durante a reunião ampliada da direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig). Será realizada na Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas da Cidade de São Paulo, que fica no município de Praia Grande. O encontro segue até a quinta-feira, 21.

 

“Durante os três dias, temas de relevância ao interesse dos funcionários do ramo serão abordados e discutidos entre os sindicalistas presentes”, diz Leonardo Del Roy, presidente da Conatig. O dirigente justifica que a iniciativa visa buscar proteger o trabalhador através do estímulo à forte atuação das federações e sindicatos dos gráficos espalhados pelo País. Neste sentido, a entidade nacional convidou especialistas nas áreas de análise socioeconômica e de comunicação para contribuir na discussão sobre tais assuntos. Além disso, baseado na experiência dos sindicatos, serão abordadas ações voltadas à prevenção da LER/Dort – doença com alta incidência nos funcionários do segmento. Uma das iniciativas será a produção de cartilha sobre a doença, além de um levantamento sobre os casos nos estados. Ainda será abordado sobre os encaminhamentos relativos ao monitoramento inédito das empresas gráficas multinacional no território nacional e de seus funcionários. O trabalho já está em andamento.

Em relação às discussões sobre comunicação, o debate girará em torno do novo projeto de comunicação da Conatig. A iniciativa é socializar com os sindicalistas as características específicas do novo site da entidade, bem como sobre elementos da própria comunicação, com o objetivo de potencializar a expertise sobre a área, a fim de buscar promover uma melhor socialização de conhecimento e informação entre a categoria em todo o Brasil. Sobre as questões sociais e econômicas das indústrias gráficas brasileiras, o debate será conduzido pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Fonte: Conatig