Home » Notícias » Setor Convencional: Patrões avançam na proposta de Piso Salarial

Setor Convencional: Patrões avançam na proposta de Piso Salarial

Aconteceu no dia 14 de janeiro, às 10h30min, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), mais uma reunião de negociação da campanha salarial do setor gráfico convencional. Na ocasião, o sindicato patronal acatou a proposta de piso salarial da categoria, desde que os trabalhadores aceitem uma modificação na cláusula de jornada de trabalho para permitir, por opção das empresas, a jornada de trabalho de segunda-feira a sábado, com  a redução da jornada de segunda-feira a sexta-feira.

 

Na proposta patronal, o reajuste salarial da categoria em 2013 será de 6,20%, e as diferenças salariais seriam pagas em forma de abono. Para 2014, os patrões ofereceram 7% de reajuste.

O Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) apresentou uma contra proposta que mantém o reajuste ofertado para 2013, mediante reajuste salarial de  8,06% para 2014. “Diante da possibilidade da implantação do piso salarial, aceitamos a proposta de reajuste salarial sem ganho real em 2013, mas reivindicamos que uma parte do ganho real não aplicado em 2013 seja aplicado em 2014", afirma Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.

Ainda segundo Andrade, a categoria será consultada sobre a proposta de piso salarial vinculada a possibilidade de flexibilização da jornada, cabendo aos trabalhadores gráficos a resposta final que será dada aos patrões.

As reuniões com os trabalhadores acontecem, até a realização da próxima rodada de negociação, marcada para o dia 04 de fevereiro.

A categoria pode opinar na enquete do site, “Você a favor da instituição do Piso Salarial para a categoria gráfica, mediante a possibilidade de mudança na jornada de trabalho que é de segunda-feira a sexta-feira, para segunda-feira a sábado?”.