Home » Notícias » Setor Gráfico Convencional: Convenção Coletiva 2013/2014 ainda está sem acordo

Setor Gráfico Convencional: Convenção Coletiva 2013/2014 ainda está sem acordo

Foi realizada no último dia 11 de janeiro, às 8h30min, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), mais uma reunião de negociação da campanha salarial do setor gráfico convencional.

A data-base de negociação do setor convencional é 1º de janeiro e, durante todo o ano de 2013 foram realizadas reuniões onde o Sintigrace luta pela implementação de um piso salarial para a categoria. Porém, devido a negligência patronal, a negociação se arrasta desde 2013 sem acordo.

 

Depois de muitas discussões e embromação por parte dos patrões, o piso salarial da categoria foi aceito, mediante alteração na jornada de trabalho da categoria, com a possibilidade das empresas eliminarem a compensação da jornada de trabalho aos sábado, permitindo assim, que a jornada possa ser realizada de segunda a sábado.

Ocorre que o Sindicato patronal, quer colocar na Convenção uma redação que fere a atual legislação brasileira. De acordo com o presidente do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace), Rogério Andrade, a dificuldade em redigir a cláusula acontece por que os patrões querem empurrar “goela abaixo” uma redação para as cláusulas de jornada e piso salarial do jeito que eles querem. “Isso fere, inclusive, a própria legislação trabalhista, estamos fazendo todo esforço para redigir uma cláusula de consenso que não rasgue os direitos dos trabalhadores”.

Durante a última reunião, não se chegou a um acordo sobre o texto que designa a jornada de trabalho. Uma nova reunião está marcada para o dia 25 de fevereiro, e as partes assumiram o compromisso de redigir uma cláusula de consenso até a data da reunião, quando as CCTs de 2013 e de 2014 poderão, finalmente ter um acordo.

 

O presidente do Sintigrace, no entanto, alerta a categoria para se manter mobilizada. “Os patrões são inconstantes, eles saíram de uma opção clara de não negociar para a aceitação do piso em troca da alteração da jornada, mas não dá para saber qual será a “novidade” amanhã”. “Acreditamos que estamos próximo da um Acordo, mas lamentavelmente a experiência nos mostra que os patrões do Sindigrafica mudam de comportamento de uma hora para outra, por isso temos que nos preparar tanto para um acordo final, como para possíveis paralisações.