Home » Comunicação » Setor gráfico de embalagens: Patrões propõem aumento de 2 reais

Setor gráfico de embalagens: Patrões propõem aumento de 2 reais

Foi realizada, no dia 20 de outubro, a terceira rodada de negociação salarial entre o Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) e o Sindicato da Indústria das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose em Embalagens em Geral do Estado do Ceará (Sindembalagens).

A rodada de negociação foi marcada pela manutenção da postura patronal em não negociar a pauta de reivindicação dos trabalhadores. Segundo o representante patronal, não há como negociar a pauta da categoria, por causa da crise econômica. No entanto, propôs aumentar em 2 reais a proposta de piso salarial, que passaria de 820, para 822 reais.

Os dirigentes do Sintigrace informaram que farão assembleias, por empresas, com os trabalhadores, mas não vão defender a proposta apresentada pelos patrões por considera-la muito distante da real necessidade dos trabalhadores.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, informou que os patrões continuam querendo entregar a “conta da crise para os trabalhadores pagarem, exatamente àqueles que já estão pagando, e caro, com a perda de postos de trabalho e retirada de direitos trabalhistas e previdenciários por parte do governo e do Congresso Nacional”.

Para Andrade, não será retirando, ou negando direitos aos trabalhadores, que sairemos da crise. “Não aceitaremos nenhuma retirada de direitos, muito menos arrocho salarial como querem os patrões, que quando acumularam altos ganhos de produtividade, não aceitaram dividir com os trabalhadores”.

As assembleias nas empresas acontecem nas empresas a partir da próxima semana. A nova rodada de negociação acontece no próximo dia 17 de novembro.