Home » Notícias » Sindjornais informa, através de ofício, que não irá negociar

Sindjornais informa, através de ofício, que não irá negociar

 

Um ofício do sindicato das empresas de jornais e revistas (Sindjornais), assinado por seu presidente, o advogado Mauro Ferreira Sales, informa que a entidade patronal não irá negociar a Convenção Coletiva de Trabalho 2013 (CCT), enquanto o  Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) não enviar ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, uma petição informando que os trabalhadores aceitam o reajuste salarial oferecido pelas empresas, dando por finalizado o processo de dissídio coletivo  impetrado pelos patrões no tribunal.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, declarou que o advogado Mauro Sales sabe que a categoria aceitou o reajuste salarial proposto pelas empresas e que a greve só ocorreu porque elas não aceitaram conceder a cesta básica reivindicada pela categoria. Andrade afirma que pelo mesmo motivo não foi possível o acordo entre patrões e trabalhadores durante as audiências de mediação realizadas pelo TRT, o que resultou no processo de dissídio coletivo. “É muita cara de pau do presidente do Sindjornais vir questionar o aceite da categoria ao reajuste, quando ela já o aceitou há muito tempo”, indigna-se Andrade.

O presidente do Sintigrace avalia que o Sindjornais prepara uma “manobra para protelar as negociações e a categoria não vai aceitar, vamos informar aos trabalhadores a manobra patronal e daremos a resposta à altura”.

Andrade afirma que a entidade já avaliava desde a greve passada, que a postura dos patrões levaria a categoria para uma nova greve nos jornais em 2013, “só não sabíamos que ela começaria antes mesmo de começarem as negociações”, finalizou.