Home » Notícias » Sintigrace fiscaliza cumprimento do dissídio coletivo nos jornais

Sintigrace fiscaliza cumprimento do dissídio coletivo nos jornais

A diretoria do Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) iniciou no dia 14 de agosto o cumprimento do dissídio coletivo de trabalho de 2012 nas empresas de jornais e revistas do Ceará. O dissídio corresponde a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O Acórdão do dissídio coletivo foi publicado no dia 27 de maio pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região. Como era esperado, não trouxe conquistas para a categoria, no entanto, manteve as conquistas da CCT de 2011 e aumentou o percentual do adicional noturno para 21%. O reajuste salarial foi de 7,60%; para os pisos o reajuste foi de 8,50%.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, explica o motivo da visita de fiscalização aos jornais: “precisamos conferir se as empresas pagaram as diferenças salariais, bem como se aumentaram o valor do adicional noturno, conforme determinou o dissídio”.

 

O secretário geral do Sintigrace, Nonato Fonteles, informou que a Serval, empresa que terceiriza o acabamento gráfico do jornal Diário do Nordeste, não pagou o adicional noturno conforme o dissídio. No contracheque do dirigente o pagamento do adicional noturno não veio com aumento, “acreditamos que o pagamento também não veio para os demais intercaladores, o sindicato quer saber se o problema foi localizado em uma empresa, ou se foi generalizado” afirmou Fonteles.

 

 

 

Aproveitando a visita de fiscalização, o Sintigrace dará continuidade a mobilização da categoria visando a Campanha Salarial 2013 em andamento.