Home » Comunicação » Sintigrace notifica Embacel por mudança no horário de trabalho

Sintigrace notifica Embacel por mudança no horário de trabalho

Embacel recebe notificação do Sintigrace

O Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace recebeu denúncia que a Embalagens Ceará – Ltda. – Embacel alterou, unilateralmente, a jornada de trabalho de seus empregados, lotados na unidade de Sobral-Ce. A jornada naquela unidade era de 44 horas semanais de segunda-feira a sexta-feira, sendo a jornada de trabalho do sábado compensada.

A gráfica de embalagens entretanto, sem respeitar a vontade coletiva de seus empregados, e sem buscar solução negociada com o Sintigrace, representante da categoria, acabou com a compensação semanal do sábado, diminuindo de dois para apenas um dia, a folga dos gráficos empregados da unidade da gráfica em Sobral, gerando sérios prejuízos ao descanso e lazer dos trabalhadores e trabalhadoras.

O Sintigrace, ao tomar conhecimento do fato, notificou a empresa para imediato retorno à jornada anterior, tendo em vista que a mudança foi realizada de forma irregular. Pede ainda o Sintigrace, que havendo interesse na mudança da jornada de trabalho, a empresa deve proceder conforme a Lei, respeitando a vontade coletiva dos empregados.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade afirma que “a empresa não pode alterar o contrato de trabalho sem a concordância do trabalhador, nem realizar mudança que cause prejuízo ao empregado. Em se tratando de mudança coletiva, como foi o caso da mudança promovida pela Embacel, necessita de acordo coletivo de trabalho com o Sindicato da categoria. Como a empresa não procedeu da forma permitida na Lei, a mudança é ilegal”, concluiu.

O presidente alerta que fatos como o ocorrido na Embacel são frequentes nas empresas onde não há associados ao Sindicato da Categoria. Que o Sintigrace irá lutar para o retorno da jornada anterior, com dois dias de descanso. Mas para que essa luta seja vitoriosa é fundamental que os trabalhadores se associem ao Sintigrace. “Sem sócios o Sindicato não representa ninguém, sem sindicato a empresa escraviza o trabalhador, finalizou Andrade”.

Lembre-se: o Sindicato somos nós! Associe-se!