Home » Notícias » Sintigrace notifica Sindgraficas para iniciar discussão sobre PLR

Sintigrace notifica Sindgraficas para iniciar discussão sobre PLR

 

O Sintigrace enviou, nesta sexta-feira, 31 de agosto, notificação ao Sindgraficas para o incicio do processo de discussão sobre Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de acordo com a Lei 10.101 de 19 de dezembro de 2000.

 A discussão sobre a PLR foi um compromisso assumido pelo Sindgraficas durante a negociação salarial visando a CCT 2012, fechada no último dia 03 de agosto.

Segundo o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, foi o compromisso de discutir PLR para os trabalhadores do setor gráfico convencional, que possibilitou o fechamento da CCT com o reajuste salarial de 8%. “Como a reivindicação de reajuste salarial da categoria era muito maior, os trabalhadores aceitaram um índice menor, com a implantação da PLR logo após o fechamento da CCT”, afirma Andrade.

 Segundo o presidente, outro ponto importante para a discussão de PLR no setor gráfico convencional, são as eleições 2012. Estimativas da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF, entidade patronal, em ano eleitoral o faturamento do setor aumenta cerca de 15%. “Em ano de eleições, as gráficas faturam alto, mas não dividem com os trabalhadores essa lucratividade e muitas vezes pioram as já precárias condições de trabalho da categoria”, afirmou o presidente, que citou o aumento de horas extras, como exemplo de precarização do trabalho no período eleitoral.

O Sintigrace solicitou ainda que a primeira reunião para discussão da PLR no setor aconteça até o dia 17 de setembro, data em que deverão ser apresentadas as comissões de negociações das partes, bem como as propostas de PLR para discussão.