Home » Notícias » Sintigrace se reúne com Celigrafica para discutir cumprimento de normas ergonômicas e férias

Sintigrace se reúne com Celigrafica para discutir cumprimento de normas ergonômicas e férias

O Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) se reuniu nesta sexta-feira, 19 de julho com a diretoria da Celigrafica. Na pauta questões referentes ao cumprimento de normas ergonômicas e concessão de férias.

Os trabalhadores haviam denunciado ao sindicato que os assentos do setor de acabamento teriam sido retirados, sendo as trabalhadoras obrigadas a realizarem todas as atividades em pé, incluindo aquelas que podem ser realizadas sentadas.

 

A empresa informou que não retirou todos os assentos do setor, mas reduziu o número. Entretanto, em reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi decidido que as normas ergonômicas serão cumpridas; que já foi autorizada a aquisição de assentos ergonômicos em número 60% maior que o determinado pela legislação para o referido setor.

Sobre as férias foi discutido o fiel cumprimento do Art. 130 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Segundo os trabalhadores, a empresa estaria concedendo as férias com pagamento efetuado apenas na volta ao trabalho, após o período de gozo.

A empresa informou que a prática pode ter ocorrido com alguns trabalhadores, mas que o setor de Recursos Humanos programou um cronograma anual de férias, e será cumprido todo o ritual determinado pelo Art. 130 e parágrafos da CLT.

Na reunião, também foi discutido o reajuste do valor do vale-alimentação. O Sintigrace explicou que o valor de R$ 5,00 (cinco reais) estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é mínimo, não havendo, portanto, impedimento legal para o reajuste do valor.

 A empresa ficou de avaliar a possibilidade de aumentar o valor do vale-alimentação sem ter que esperar a celebração da CCT.

O Sintigrace se responsabilizou por informar aos trabalhadores, sobre o resultado da reunião.