Home » Notícias » Sintigrace solicita audiência de mediação com a Gráfica 3 Irmãos para discutir trabalho aos domingos

Sintigrace solicita audiência de mediação com a Gráfica 3 Irmãos para discutir trabalho aos domingos

O Sindicato dos Gráficos do Ceará solicitou no último dia 29 de dezembro à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, a realização de uma audiência de mediação com a Gráfica 3 Irmãos, antiga Celigrafica. O objetivo é a realização de um Acordo Coletivo de Trabalho para regularizar a jornada extraordinária aos domingos, feriados e dias compensados na empresa.

Segundo o presidente do Sintigrace Rogério Andrade a empresa é useira e vezeira em usar jornada extraordinária em domingos, feriados e dias compensados não desrespeitando o descanso semanal dos trabalhadores. Já houve caso nesta empresa em que o trabalhador foi punido, por ter deixado de ir trabalhar no domingo, relata Andrade.

O presidente do Sintigrace lembra ainda que o descanso aos domingos é obrigatório para os gráficos, com exceção dos empregados em jornais. Porém, as gráficas podem se utilizar do trabalho em domingos e feriados, mediante autorização do órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, ou Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato da categoria. Caso não tenha essa autorização, ou Acordo, o trabalho aos domingos e feriados é irregular.

O Sintigrace protocolou pedido de reunião com a Gráfica Irmãos, para tratar diretamente do assunto. A empresa, no entanto, 20 dias após o recebimento do pedido não respondeu ao mesmo o que ensejou ao Sindicato provocar a SRTE para a mediar o Acordo, sob pena da empresa continuar com a irregularidade.