Home » Notícias » TST discute prevenção de acidentes do trabalho

TST discute prevenção de acidentes do trabalho

Seminário reunirá especialistas e dirigentes sindicais em Brasília

A prevenção de acidentes de trabalho será tema de seminário realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta quinta 20 e sexta 21, em Brasília. O evento, segundo site do TST, já contava com 900 inscrições na quarta 19. Entre os inscritos estão o secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Walcir Previtale, e o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão.

O seminário é um desdobramento do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em maio deste ano, e que conta com a adesão oficial do Sindicato desde agosto.

“É muito importante que a instituição máxima da Justiça do Trabalho discuta essa questão. O número de acidentes de trabalho no Brasil, ao invés de diminuir, está progressivamente aumentando”, diz Walcir Previtale.

Ele exemplifica com dados da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps): “Só no primeiro semestre deste ano, o número de benefícios concedidos por acidentes de trabalho praticamente se iguala ao total de benefícios do ano passado. Em 2010, foram concedidos 836 mil benefícios acidentários, e de janeiro a agosto deste ano já se chegou a 830 mil. Em 2009, foram 798 mil. Os acidentes de trabalho estão crescendo em escala progressiva”, informa o dirigente.

O Seminário de Prevenção de Acidentes do Trabalho contará com palestras de especialistas em segurança e saúde no trabalho, médicos, juízes e acadêmicos, e também representantes do segmento empresarial.

Todo o evento será transmitido ao vivo pelo site do TST: http://www.tst.jus.br/acidentedetrabalho/programa.php

 

Fonte: Site CUT

Escrito por: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região