Home » Notícias » Vicentinho apresenta PL do Livro para incentivar setor gráfico

Vicentinho apresenta PL do Livro para incentivar setor gráfico

Eduardo Suplicy se comprometeu em fazer pronunciamento no Plenário do Senado em defesa do segmento

No último dia 6, o deputado federal Vicentinho (PT-SP), em atendimento ao setor gráfico nacional, apresentou na Câmara Federal, a redação do Projeto de Lei 7867/14, batizado de PL do Livro. O projeto é chamado assim porque estimula a produção de livros didáticos do governo federal pela industrial gráfica brasileira, limitando a importação das publicações, as quais vem crescendo nos últimos anos vertiginosamente, devido à desigual concorrência tributária entre gráficas nacionais e do exterior, reduzindo os postos de trabalho dentro do território nacional. Logo, o PL visa assegurar a manutenção e o fomento do emprego na indústria gráfica brasileira, mas, com isso, sem causar prejuízo às importações de outras publicações, porque o novo texto disciplina apenas a compra de livros de programas federais específicos – condição suficientemente capaz de estancar a queda produtiva e desempregos no setor gráfico editorial nacional, em virtude das respectivas importações do gênero. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig) agradece a iniciativa do parlamentar, o qual tem recebido total apoio da categoria, com ativa contribuição do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Jundiaí(SP), na elaboração do próprio texto do Projeto.

 

Conforme o PL, é vedada a empresas do exterior a terceirização de qualquer das etapas produtivas de livros adquiridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e similares, bem como a produção e a impressão daqueles contemplados no incentivo fiscal da Lei Rouanet. O Projeto de Lei permite que os respectivos livros sejam produzidos e impressos apenas por imprensas instaladas no país. Contudo, continua permitida a importação de publicações de natureza tecnológica, científica e cultural, e outros de qualquer natureza, fora do âmbito do programa citado e de similares. Após apresentado na Câmara, o PL aguarda o despacho para as Comissões Permanentes da Casa. Ele deve tramitar em caráter conclusivo pelas Comissões de Educação e Constituição e Justiça. Se aprovado, segue para apreciação do Senado.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) é outro parlamentar que se mostra preocupado com o cenário negativo em que vive o setor gráfico nacional diante da elevação das importações de livros e cadernos pelo Governo Federal. Em discussão recente com o segmento industrial, que expôs argumentações sobre a questão, o político se comprometeu em defende-los. O setor revela que ele acordou que fará pronunciamento a respeito no Plenário do Senado, expondo sobre as crescentes importações de livros como causa principal do período de dificuldade vivenciado pelo segmento, salientando, ainda, sobre a necessária adoção de restrições.

Confira abaixo a argumentação apresentada ao senador Suplicy

A necessidade de crescimento da economia nacional obriga-nos a voltar às atenções aos produtos produzidos internamente. É impressionante o número de publicações gráficas que são impressas no exterior e adquiridas, direta ou indiretamente através de encomenda, pelos órgãos públicos brasileiros, principalmente aqueles que possuem atuação relacionada com a educação, não devendo o poder público favorecer o mercado externo em detrimento das produções nacionais.

Perguntamos: É uma boa política pública usar os recursos dos tributos que recolhemos para gerar emprego e renda no exterior, enquanto a nossa qualidade de produção e impressão de livros, de elevado desenvolvimento tecnológico, é desprezada?

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no segmento gráfico editorial, as importações brasileiras de livros (NCM’s 4901.1000 e 4901.9900) que foi da ordem de 12,7 mil toneladas em 2006, passaram para 24,2 mil toneladas em 2013, representando aumento de 90,6% neste período.

É importante considerar que a maioria da importação destes livros tem como origem a Ásia (71%), sendo que somente a China e Hong Kong respondem juntas por 60% de todas as importações do segmento gráfico editorial.

Em contrapartida, a indústria gráfica nacional investiu cerca de US$ 1,2 bilhão em máquinas e equipamentos somente no ano de 2013.

Deve-se salientar que a indústria gráfica nacional sempre supriu a demanda interna relacionada à produção gráfica editorial, onde, tem a capacidade plena de atender, não somente a demanda governamental, mas a de todo o mercado editorial brasileiro.

A opção das editoras pela produção de materiais gráficos em outros países justifica-se pelo preço inferior praticado, tendo em vista principalmente a questão da assimetria tributária, raiz de todos esses males.

No caso dos livros importados, a alíquota de PIS / COFINS é zero, enquanto as gráficas nacionais recolhem a alíquota de 9,25% na impressão de livros, caracterizando um benefício fiscal ao importador e uma concorrência desigual e injusta às indústrias brasileiras.

Assim, a indústria gráfica brasileira, além de suportar uma carga tributária sem paralelo nos países emergentes, só comparável a alguns países europeus, ainda tem que conviver com o subsídio aos produtos importados já aqui mencionado.

Também há de serem consideradas as condições de trabalho a qual são submetidos os trabalhadores em alguns países fornecedores de material gráfico ao nosso país, em especial na Ásia.

Diante deste panorama, a indústria gráfica nacional, voltada à produção gráfica editorial foi fortemente impactada, onde, houve uma redução de 3.312 empregos diretos somente em 2013, e se nenhuma medida governamental for tomada para reduzir os volumes de importações, as demissões no segmento gráfico editorial podem chegar a níveis ainda mais alarmantes.