Home » Notícias » Agenda do Sintigrace tem audiência em defesa dos trabalhadores gráficos.

Agenda do Sintigrace tem audiência em defesa dos trabalhadores gráficos.

Por Rogério Andrade

Nos próximos dias o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) tem em sua agenda uma pauta ampla na defesa dos direitos dos trabalhadores gráficos.

No dia 14, de outubro, às 13h30min está marcada uma mediação entre o Sintigrace e a Copy Center Gráfica Rápida e Offset e Sign. Em discussão a representatividade sindical, o cumprimento, por parte da empresa, da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

No dia 17 de outubro, às 14h30min, também na SRTE o Sintigrace terá uma mediação com a Tiprogresso. Na pauta a concessão das férias aos trabalhadores da empresa do grupo Tiprogresso. O Sintigrace defende o estabelecimento de um calendário para a concessão das férias dos gráficos conforme a CLT, uma vez que, segundo os trabalhadores, a empresa vem descumprindo a CLT com relação a concessão das férias.

No dia 13 de outubro, ás 13h30min, desta feita na Procurdoria Regional do Trabalho – PRT, a mediação será com a Emblagens Ceará Ltda. – Embacel. Na pauta a representatividade sindical dos empregados da empresa, o cumprimento da CCT por parte da Embacel com o fim do banco de horas, do assédio moral do pagamentos de salário por fora, bem como outros problemas.

O Sintigrace identificou que a empresa tem um Acordo Coletivo de Trabalho com a Federação dos Trabalhadores da Indústria – FTICE. Para o Sintigrace, o ACT é irregular, pois a FTICE não representa os trabalhadores gráficos.

Para o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade a agenda do Sintigrace faz parte da luta da entidade para representar os trabalhadores gráficos conforme determina o Ministério do Trabalho e Emprego. Ele alerta que as ações são importantes, mas não substitui a ação direta dos trabalhadores, caso as empresas não queriam reconhecer os direitos dos trabalhadores.